Principal

[CONGRESSO] I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação - I COHFIC de 13/06/2023 a 14/06/2023

As demandas educacionais da contemporaneidade, reveladas, sobretudo, por estudos emergentes no âmbito da Educação, do Ensino, da Filosofia, da História e da Educação Científica, refletem uma constatação nem um pouco inovadora: a compreensão de que a realidade e os conhecimentos científicos são resultantes das relações humanas travadas no tempo e nos ambientes. Esta humanização da realidade e do saber, em suas múltiplas interfaces, assume um papel fundamental na Educação e no Ensino por destacar a possibilidade da incerteza, da inconstância, do erro e da mudança, que durante muito tempo tiveram seus antônimos exclusivamente presentes nas práticas pedagógicas e nos manuais educativos.

Diante desse cenário, a proposta do I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC) é de dar visibilidade, ampliar e qualificar os debates em curso sobre a inclusão e abordagem das perspectivas históricas e filosóficas da Ciência no âmbito da Educação e do Ensino, bem como os desafios emergentes dessa relação multifacetada e pluridisciplinar.

Por isso, a Comissão Organizadora do I COHFIC tem o prazer de convidar pesquisadoras(es), docentes e discentes interessados nas questões concernentes à História e Filosofia da Ciência na Educação, para refletirmos, de maneira ampliada, sobre os limites e possibilidades da inserção e da abordagem desses saberes nos variados processos de ensino e aprendizagem, bem como seus impactos sociais, culturais e ambientais.

Sob organização do Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência (Histofic) e do Grupo de Pesquisa em Educação, Sociedade e História Ambiental Aracê, com seus pesquisadores e sob coordenação dos professores Dr. Antonio Donizetti Sgarbi, Dra. Sabrine Lino Pinto e Dr. Eduardo Fausto Kuster Cid, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática (Educimat) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), ambos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a primeira edição do evento aglutinará temas transdisciplinares na tentativa de mapear os debates realizados no contexto capixaba acerca da História e Filosofia da Ciência na educação e no ensino.

Palestras com professoras e professores pesquisadoras(es) da área e mesas de debates fazem parte da programação do evento. Além disso, serão realizadas quatro sessões de apresentações orais dos resumos expandidos recebidos, agrupados em cinco eixos temáticos, a saber: Pensamento Crítico e Contemporaneidade; Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos; Formação de Professores; História Ambiental e Debates Socioambientais; Debates Históricos e Filosóficos. Ao final, os resumos serão publicados nos Anais do Evento e os cinco melhores trabalhos premiados com menção honrosa.

O I COHFIC é um evento integrante da V Jornada Integrada de Educação em Ciências do Campus Vila Velha do Instituto Federal do Espírito Santo.

Sejam bem-vindas(os) e aproveitem o evento!