Normas de submissão
CHAMAMENTO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS
I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação
O Grupo de Estudo e Pesquisa em História e Filosofia da Ciência (Histofic) e o Grupo de Pesquisa em Educação, Sociedade e História Ambiental Aracê, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) torna público o presente Chamamento para Submissão de Resumos Expandidos a serem apresentados no I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC) com realização prevista para os dias 13 e 14 de junho de 2023, nas seguintes condições:
1. DO OBJETO
1.1 O I Congresso Capixaba de História e Filosofia da Ciência na Educação (I COHFIC), de abrangência local, objetiva dar visibilidade, ampliar e qualificar os debates em curso sobre a inclusão e abordagem das perspectivas históricas e filosóficas da Ciência no âmbito da Educação e do Ensino, bem como os desafios emergentes dessa relação multifacetada e pluridisciplinar.
2. DAS DEFINIÇÕES GERAIS
2.1 Para fins deste chamamento, o resumo expandido apresentado deverá contemplar 01 (um) dos seguintes eixos:
a) Eixo 1: Pensamento Crítico e Contemporaneidade.b) Eixo 2: Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos.
c) Eixo 3: Formação de Professores.
d) Eixo 4: História Ambiental e Debates Socioambientais.
e) Eixo 5: Debates Históricos e Filosóficos.
3.1 Os trabalhos devem ser submetidos entre 18 de abril a 14 de maio de 2023, devendo ser inéditos e contarem com, no máximo, 05 (cinco) autores.
3.2 Serão aceitos resumos apenas em Língua Portuguesa.
3.3 Serão aceitos resumos de pesquisas concluídas ou em andamento.
3.4 Os resumos devem estar formatados, respeitando o template disponibilizado para download no site do evento, utilizando a seguinte formatação padronizada:
3.5 Os resumos devem conter: título; autores/instituições/contatos; palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco); introdução (com objetivo, problema e justificativa); principais referenciais teóricos; metodologia ou procedimentos; principais resultados; considerações finais; agradecimentos (quando for o caso); referências (conforme ABNT - NBR 6023).
3.6 Não são permitidas citações diretas com mais de três linhas.
3.7 Os arquivos devem ser salvos em formato .pdf.
3.8 Os resumos expandidos devem ter, no máximo, 03 (três) páginas.
4. DA MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
4.1 Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico serão apresentados de forma remota.
4.2 O evento contará com quatro (04) sessões de apresentações, para melhor distribuição dos trabalhos e aproveitamento do debate.
4.3 Serão definidas salas online de apresentação contemplando os eixos do evento, garantindo maior afinidade entre os temas a serem debatidos.
4.4 Cada apresentação deverá ocorrer em até 15 min, sendo que ao final das apresentações, os ouvintes serão convidados a intervir e indagar aos apresentadores.
5. DA PARTICIPAÇÃO
5.1 Poderão participar do I COHFIC estudantes de graduação e pós-graduação, professores(as), pesquisadores(as) e demais interessados com a temática do evento.
5.2 Ao menos um dos autores do Resumo Expandido deverá estar online durante a sessão para validar a apresentação do trabalho.
5.3 A validação e certificação da apresentação oral do Resumo Expandido só será realizada mediante ateste do(a) mediador(a) da sala.
5.4 Durante a apresentação e debate, caberá ao(à) mediador(a) a definição de uma nota de 0,00 a 10,00, resultante de sua análise subjetiva para os seguintes critérios:
a) cumprimento de tempo de apresentação;
b) clareza e argumentação (coerência e coesão);
c) qualidade do material de apresentação;
d) capacidade de diálogo e participação no debate.
5.5 A apresentação oral do Resumo Expandido é obrigatória para sua publicação nos Anais do I COHFIC.
6. DAS INSCRIÇÕES
6.1 As inscrições para apresentação de Resumos Expandidos deverão ser realizadas no período de 18 de abril a 14 de maio de 2023 por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site Sigeventos.
6.2 Cada participante poderá submeter apenas um trabalho em cada eixo deste Chamamento.
7. DA AVALIAÇÃO
7.1 A avaliação dos Resumos Expandidos submetidos será realizada pela Comissão Científica do evento entre os dias 15 a 26 de maio de 2023. Tal comitê de pesquisadores é responsável pela qualidade acadêmica dos debates, pela seleção dos trabalhos e pela indicação dos possíveis trabalhos premiados com menção honrosa ao final do I COHFIC.
7.1.1 A Comissão Científica será composta por professores(as) e pesquisadores(as), mestrandos(as), mestres(as), doutorandos(as) e doutores(as), vinculados aos programas de pós-graduação relacionados na organização do evento.7.1.2 À Comissão Científica caberá o exame do cumprimento dos requisitos dispostos neste Chamamento, bem como a curadoria das propostas indicando adequação da alocação dos eixos, conforme necessidade.
7.1.3 À Comissão Científica caberá também a definição de uma nota, dentro do intervalo de 0,00 a 10,00, que será resultante da análise subjetiva do avaliador aos seguintes critérios:
I. Inovação, originalidade do trabalho e relevância do tema;
II. Solidez teórica do estudo;
III. Compatibilidade metodológica;
IV. Ortografia, gramática, coesão e coerência; V. Clareza, objetividade e estrutura formal;
VI. Atendimento da formatação exigida pelo congresso.
8. DA PREMIAÇÃO
8.1 Os melhores trabalhos submetidos ao evento e apresentados oralmente serão premiados com um certificado de menção honrosa pública durante o Sarau de encerramento do evento.
8.1.1 A definição dos trabalhos premiados será dada pela soma da nota atribuída pelo(a) avaliador(a), membro(a) da Comissão Científica, e do(a) mediador(a) da sala de apresentação.8.1.2 Serão premiados os melhores trabalhos de cada eixo temático do evento, ranqueados após as apresentações.
8.1.3 Em caso de empate, será considerado como critério de desempate o somatório da nota dada pelo Comitê Científico e, se necessário, a maior nota nos quesitos, conforme a seguinte ordem: solidez teórica do estudo; compatibilidade metodológica; qualidade da redação e organização do resumo (ortografia, gramática, clareza, coerência, objetividade e estrutura formal); atendimento da formatação exigida pelo congresso; inovação, originalidade do trabalho e relevância do tema. Caso o empate persista, será observada o somatório da nota dada pelo(a) mediador(a) da sala de apresentação, e, se necessário, a maior nota nos quesitos, conforme a seguinte ordem: Clareza e argumentação (coerência e coesão); Qualidade do material de apresentação; Capacidade de diálogo e participação no debate; Cumprimento de tempo de apresentação. Persistindo o empate, serão premiados ambos os trabalhos.
8.2 O melhor trabalho de cada eixo temático receberá um certificado de premiação em reconhecimento à sua qualidade.
8.3 Os melhores trabalhos de cada eixo serão premiados com indicação para publicação em edição especial da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco (ISSN 2316-7297. CLASSIFICAÇÕES DE PERIÓDICOS QUADRIÊNIO 2017-2020 - B2. Site: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula). As adequações para publicação na revista serão de inteira responsabilidade dos autores. A data da publicação dos trabalhos na revista será definida por seu corpo editorial.
LISTA DE TRABALHOS SELECIONADOS E CONVIDADOS PARA PUBLICAR NA EDIÇÃO ESPECIAL DA REVISTA ELETRÔNICA SALA DE AULA EM FOCO - I COHFIC
Do eixo 1 (Pensamento Crítico e Contemporaneidade):
O pensamento crítico de Silvia Federici
Ana Luíza Barbosa Moraes / Ester Gaiba Bastos Matias / Júlia Grigório Moreira / Luisa Bettencourt
Tecnologias e Africanidades: Uma Proposta na abordagem STEAM na Educação Básica
Iandria Souza Oliveira / Eduarda Neves Silva / Débora Santos de Andrade Dutra
Análise de um discurso do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) à luz da Teoria da Ação Comunicativa (TAC)
Willian dos Santos Paiva / Antonio Donizetti Sgarbi
Transgressão da temática do hip-hop: uma banalização da cultura e abafamento das críticas sociais
Evelyn Trindade / Maria Eduarda Walcher / Pollyana Sobreiro / Vinicius Ayres
O jogo de narrativas no desfile da MUG de 2023: uma análise intersecciona
Elisa Constantino Wanderlei / Luma Ribeiro Lima / Marcela Ferrari Miranda / Pollyana Ferreira Matias Contarini
Do eixo 2 (Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos):
Contribuições de uma saída a campo no Caparaó capixaba para a educação ambiental e o ensino de humanidades
Sabrine Lino Pinto / Eduardo Fausto Kuster Cid / Aramis Cortes de Araujo Junior / Carolina Holzmeister Valentim
História e Filosofia da Ciência também é coisa de criança: uma possibilidade para alfabetização científica e linguística
Robson Vinicius Cordeiro / Antonio Donizetti Sgarbi / Attico Inacio Chassot
Adsorção no tratamento de soluções aquosas contendo corantes alimentícios: Uma temática ambiental no ensino de química
Lorena De Bortoli Lecchi de Souza / Araceli Verónica Flores Nardy Ribeiro / Michelle Bins Tassara Ferreira / Joselito Nardy Ribeiro4
Educação ambiental e unidades de conservação: práticas e narrativas como caminhos para o pertencimento
Maria Aparecida B. Milanesi / Eduardo Fausto Kuster Cid / Flávia Nascimento Ribeiro
História das Mulheres na Ciência: Construção de um painel colaborativo como ação educativa no Dia Internacional das Mulheres
Andressa Antônio de Oliveira / Marize Lyra Silva Passos / Isaura Alcina Martins Nobre
Do eixo 3 (Formação de Professores):
A disciplina Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais no Projeto Rio Doce Escolar
Manoel Augusto Polastreli Barbosa / Antonio Donizetti Sgarbi
Dinâmica formativa de educadores ambientais a partir do reflorestamento de um fragmento da margem do Rio Doce
Paulo Cesar de Sousa Carpanedo / Isaura Alcina Martins Nobre / Marize Lyra Silva Passos
História e Filosofia das Ciências na formação continuada de professores: diálogos necessários para uma educação antirracista
Franciele Teixeira da Silva Polez / Eduardo Augusto Moscon Oliveira
Do eixo 4 (História Ambiental e Debates Socioambientais):
Análise de discursos acerca da educação ambiental no âmbito do Rio Doce em revistas científicas (2016 - 2022)
Luisa Pimentel do Nascimento / Antonio Donizetti Sgarbi
A aprendizagem significativa a partir da reciclagem e do brincar em um CEIM
Vitor Vasconcelos Salvador
Do eixo 5 (Debates Históricos e Filosóficos):
A complexidade na escola e as emergências metacognitivas que atravessam os estudantes em dia de prova
Wesley Andrade Costa
A relação entre a teoria da ciência de Thomas Kuhn e a sociologia do conhecimento científico de David Bloor
Diego da Silva Guimarães Queiroz
9. DO RESULTADO
9.1 O resultado da avaliação e aceite dos trabalhos para apresentação no evento será enviada por e-mail a partir do dia 29 de maio de 2023 e publicadas, em totalidade, na página do evento.