Das apresentações

Como parte estruturante do I COHFIC, as apresentações de trabalhos visam favorecer o diálogo, as trocas de experiências e vivências, a partir do compartilhamento de conhecimentos em cinco eixos temáticos, dando visibilidade à produção científico-acadêmica e às práticas realizadas em múltiplos contextos sociais, culturais e educacionais. A alocação dos trabalhos e suas apresentações serão feitas nos seguintes eixos:


Eixo 1: Pensamento Crítico e Contemporaneidade

Os trabalhos que abordam questões contemporâneas, sobretudo pela abordagem teórico-filosófica com pensadores críticos, devem ser alocados nesse eixo.


MENÇÃO HONROSA:

O pensamento crítico de Silvia Federici

Ana Luíza Barbosa Moraes / Ester Gaiba Bastos Matias / Júlia Grigório Moreira / Luisa Bettencourt

https://drive.google.com/file/d/1kzoZmAIrDhAqWcp--cCsI_7kJUNnjXKx/view?usp=sharing


Eixo 2: Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos

Os trabalhos que apresentam experiências didático-pedagógicas, realizadas ou em andamento, estudos de intervenção educacional, pesquisas e aplicações de recursos e produtos educativos e didáticos, amparados por uma reflexão teórico-metodológica, devem ser inscritos neste eixo.


MENÇÃO HONROSA:
Contribuições de uma saída a campo no Caparaó capixaba para a educação ambiental e o ensino de humanidades
Sabrine Lino Pinto / Eduardo Fausto Kuster Cid / Aramis Cortes de Araujo Junior / Carolina Holzmeister Valentim
https://drive.google.com/file/d/1BBbbKrlAvQHmupDkTVeY-aFdLOrmJYn2/view?usp=sharing

Eixo 3: Formação de Professores

Os trabalhos que comunicam movimentos formativos docentes, realizados ou em andamento, nos múltiplos níveis e nas diversas modalidades educacionais, demonstrando diálogo com perspectivas teóricas e metodológicas devem ser inscritos neste eixo.


MENÇÃO HONROSA:
A disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” no Projeto Rio Doce Escolar
Manoel Augusto Polastreli Barbosa / Antonio Donizetti Sgarbi
https://drive.google.com/file/d/1I_o9jzRcCyTbSWaVWa5F82j8qHERAgf5/view?usp=sharing

Eixo 4: História Ambiental e Debates Socioambientais

Os trabalhos que tratam de debates socioambientais, amparados pelas pesquisas no âmbito da História Ambiental, em diálogo com a educação/alfabetização científico-tecnológica, devem ser inscritos neste eixo.


MENÇÃO HONROSA:
Análise de discursos acerca da educação ambiental no âmbito do Rio Doce em revistas científicas (2016 - 2022)
Luisa Pimentel do Nascimento / Antonio Donizetti Sgarbi
https://drive.google.com/file/d/1RXyfaB2rdo8nwAIaiSV2UXhwfZOAN6BD/view?usp=sharing

Eixo 5: Debates Históricos e Filosóficos

Os trabalhos que expõem reflexões de cunho teórico, histórico e/ou filosófico, abordando aprofundamentos investigativos acerca de temas, autores, personagens, conhecimentos de demais questões aludidas à História e Filosofia da Ciência, devem ser inscritos neste eixo.


MENÇÃO HONROSA:

A complexidade na escola e as emergências metacognitivas que atravessam os estudantes em dia de prova

Wesley Andrade Costa

https://drive.google.com/file/d/1bjiU_Y1Rs8MYPyLW7iLXlaaKx2OPFII3/view?usp=sharing