Das apresentações
Como parte estruturante do I COHFIC, as apresentações de trabalhos visam favorecer o diálogo, as trocas de experiências e vivências, a partir do compartilhamento de conhecimentos em cinco eixos temáticos, dando visibilidade à produção científico-acadêmica e às práticas realizadas em múltiplos contextos sociais, culturais e educacionais. A alocação dos trabalhos e suas apresentações serão feitas nos seguintes eixos:
Eixo 1: Pensamento Crítico e Contemporaneidade
Os trabalhos que abordam questões contemporâneas, sobretudo pela abordagem teórico-filosófica com pensadores críticos, devem ser alocados nesse eixo.
MENÇÃO HONROSA:
O pensamento crítico de Silvia Federici
Ana Luíza Barbosa Moraes / Ester Gaiba Bastos Matias / Júlia Grigório Moreira / Luisa Bettencourt
https://drive.google.com/file/d/1kzoZmAIrDhAqWcp--cCsI_7kJUNnjXKx/view?usp=sharing
Eixo 2: Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos
Os trabalhos que apresentam experiências didático-pedagógicas, realizadas ou em andamento, estudos de intervenção educacional, pesquisas e aplicações de recursos e produtos educativos e didáticos, amparados por uma reflexão teórico-metodológica, devem ser inscritos neste eixo.
Eixo 3: Formação de Professores
Os trabalhos que comunicam movimentos formativos docentes, realizados ou em andamento, nos múltiplos níveis e nas diversas modalidades educacionais, demonstrando diálogo com perspectivas teóricas e metodológicas devem ser inscritos neste eixo.
Eixo 4: História Ambiental e Debates Socioambientais
Os trabalhos que tratam de debates socioambientais, amparados pelas pesquisas no âmbito da História Ambiental, em diálogo com a educação/alfabetização científico-tecnológica, devem ser inscritos neste eixo.
Eixo 5: Debates Históricos e Filosóficos
Os trabalhos que expõem reflexões de cunho teórico, histórico e/ou filosófico, abordando aprofundamentos investigativos acerca de temas, autores, personagens, conhecimentos de demais questões aludidas à História e Filosofia da Ciência, devem ser inscritos neste eixo.
MENÇÃO HONROSA:
A complexidade na escola e as emergências metacognitivas que atravessam os estudantes em dia de prova
Wesley Andrade Costa
https://drive.google.com/file/d/1bjiU_Y1Rs8MYPyLW7iLXlaaKx2OPFII3/view?usp=sharing