Salas/Apresentações
|
SALA 1 |
SALA 2 |
SALA 3 |
SALA 4 |
DATA: 13/06/2023 10h às 12h |
EIXO
3 TRABALHOS: 1)
A formação continuada de professores da
RACEFFAES: um estudo de suas proposições político-pedagógicas 2)
História e Filosofia das Ciências na
formação continuada de professores: diálogos necessários para uma educação
antirracista 3)
Rodas de conversa como instrumento de
formação de licenciandos em Matemática na UFES 4)
A formação do professor de filosofia no
contexto de precarização do trabalho docente |
EIXO
2 TRABALHOS: 1)
História e Filosofia da Ciência também
é coisa de criança: uma possibilidade para alfabetização científica e
linguística 2)
História das Mulheres na Ciência:
Construção de um painel colaborativo como ação educativa no Dia Internacional
das Mulheres 3)
Proposta Didática: Ensino da
Radioatividade com Abordagem da História e Natureza das Ciências usando o
Arco de Maguerez 4)
O uso de metodologias ativas no ensino
de História: contextualizando práticas pedagógicas no ensino médio na E.E.F.M
"Wallace Castello Dutra" - São Mateus - ES 5)
Filosofia da ciência e tecnologia nos
cursos técnicos integrados ao ensino médio |
EIXO
1 TRABALHOS: 1)
O jogo de narrativas no desfile da MUG
de 2023: uma análise interseccional 2)
Transgressão da temática do hip-hop:
uma banalização da cultura e abafamento das críticas sociais 3)
As barreiras para tornar a educação
para além do capital 4)
Tecnologias e Africanidades: Uma
Proposta na abordagem STEAM na Educação Básica 5)
Análise de um discurso do Movimento dos
Atingidos por Barragem (MAB) à luz da Teoria da Ação Comunicativa (TAC) |
EIXO
2 TRABALHOS: 1)
Contribuições de uma saída a campo no
Caparaó capixaba para a educação ambiental e o ensino de humanidades 2)
Educação ambiental e unidades de
conservação: práticas e narrativas como caminhos para o pertencimento 3)
Rio Jucu e a Fauna do Espírito Santo 4)
Adsorção no tratamento de soluções
aquosas contendo corantes alimentícios: Uma temática ambiental no ensino de
química 5)
Avaliação da aprendizagem, tecnologias
digitais e educação ambiental: Uma revisão sistemática no contexto dos
programas de pós-graduação profissional na área de ensino |
DATA: 13/06/2023 15h30min às 17h30min |
EIXO
3 TRABALHOS: 1)
Contribuições Filosóficas Para Formação
de Professores da Educação do Campo 2)
A disciplina "Bacia do Rio Doce:
aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais" no Projeto Rio Doce
Escolar 3)
Processo de formação continuada de
professores da Educação do Campo do município de Santa Teresa/ES. 4)
Dinâmica formativa de educadores
ambientais a partir do reflorestamento de um fragmento da margem do Rio Doce |
EIXO
2 TRABALHOS: 1)
Avaliação Formativa em Matemática no
Ensino Médio e a Prática do Professor frente a Recomposição das Aprendizagens 2)
Implementação do Novo Ensino Médio na
perspectiva Pedagógica e Administrativa em uma unidade escolar da rede
estadual do Espírito Santo 3)
Integração de saberes e o plano de
curso da Escola Família Agrícola do Bley 4)
As mediações pedagógicas da pedagogia
da alternância na Escola Família Agrícola de Marilândia. 5)
Pesquisa social no Ensino Médio:
Formação Crítica em Foco |
EIXO
1 TRABALHOS: 1)
Lev Semenovich Vigotski: Teoria que
fundamenta o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência. 2)
A Teoria de Justiça Social de Nancy
Fraser e sua aplicação na luta contra a desigualdade de gênero 3)
Judith Butler: sexualidade e gênero 4)
Pensador Giorgio Agamben: compreendendo
a sua filosofia. 5)
O pensamento crítico de Silvia Federici |
|
DATA: 14/06/2023 8h às 10h |
EIXO
5 TRABALHOS: 1)
A importância de uma teoria do
reconhecimento em Paul Ricoeur 2)
A relação entre a teoria da ciência de
Thomas Kuhn e a sociologia do conhecimento científico de David Bloor 3)
"As raízes norte-americanas do
nazismo": Uma análise à luz dos pensamentos de Domenico Losurdo 4)
A complexidade na escola e as
emergências metacognitivas que atravessam os estudantes em dia de prova |
EIXO
4 TRABALHOS: 1)
História e construção do Caparaó
Capixaba: oralidades e pertencimento a partir da Educação Ambiental 2)
Análise de discursos acerca da educação
ambiental no âmbito do Rio Doce em revistas científicas (2016 - 2022) 3)
Estudo da participação capitalista na
crise climática: a missão do ecossocialismo 4)
A interculturalidade enquanto
estratégia pedagógica epistêmica 5)
A aprendizagem significativa a partir
da reciclagem e do brincar em um CEIM |
EIXO
1 TRABALHOS: 1)
Desvalorização da cultura brasileira
pela própria nação: uma discussão a partir do conceito de bovarismo de Maria
Rita Kehl 2)
Domenico Losurdo e o liberalismo
extremo na modernidade 3)
Abolição do sistema penal: uma reflexão
a partir do pensamento de Angela Davis 4)
Sistema carcerário e a problemática da
reabilitação dos detentos |
|