ATTICO INACIO CHASSOT

Professor desde março de 1961, é licenciado em Química (UFRGS, 1965), mestre em Educação (UFRGS, 1976) e doutor em Ciências Humanas (UFRGS, 1994) e tem pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madrid (2002). É professor titular (aposentado) do Instituto de Química da UFRGS. Foi professor da PUC-RS, da ULBRA, da Faculdade Porto Alegrense, da UNISINOS (onde coordenou o Programa de Pós-Graduação Educação), da Unilasalle, na URI de Frederico Westphalen e do Centro Universitário Metodista. Foi professor visitante na Aalborg Universitet, Dinamarca e na Universidade de Lanús, na Argentina. Foi orientador em regime de cotutela em Lyon, na França. Atualmente é professor e pesquisador e orientador de doutorado na REAMEC- Rede Amazônica Ensino de Ciência e Professor visitante Sênior da UNIFESSPA/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com atividades no PPGECM/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. É também professor visitante do Instituto Federal Espírito Santo no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Enquanto professor já esteve proferindo cursos e/ou palestras em todos estados do Brasil e em alguns países. Autor, entre outros, de A ciência através dos tempos; Alfabetização científica: questões e desafios para a educação; Educação conSciência; Para que(m) é útil o ensino?; A Ciência é masculina? É, sim senhora!; Sete escritos sobre Educação e Ciências; Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto e Das disciplinas à Indisciplina. Publica semanalmente pensamentos em seu blog: www.professorchassot.pro.br.

Palestra de abertura: A ciência através dos tempos

Dia: 13/06/2023 (terça-feira)

Horário: 8h30min - 10h