ALINE PINTO AMORIM

Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2003), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), especialização em Gestão e Docência em Educação a Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e Aperfeiçoamento em Mediação Digital para Educação a Distância pela Universidade Estadual Paulista (2019). Possui experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase em Educação a Distância atuando em gestão e formação de professores para EaD. De 2009 a 2018 atuou em diversas funções como tutora; coordenadora de tutoria; coordenadora geral dos Programas Rede e-Tec e Universidade Aberta do Brasil (IFRJ); coordenadora e diretora de EaD (IFRJ). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) atuando em cooperação técnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) - no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância -Cefor. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores para Educação a Distância; Tecnologias Educacionais e Moodle.

A importância das Metodologias Ativas na aprendizagem