Trabalhos

Os trabalhos da XIV Jornada de Iniciação Científica estarão disponíveis em formato oral e pôster. As apresentações orais estão distribuídas nas salas do Campus de Alegre e é responsabilidade do apresentador levar, no dia, um pendrive contendo sua apresentação dentro do modelo disponibilizado pela Coordenação do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti). As apresentações orais terão duração total de 20 minutos, sendo 15 minutos para explanação do trabalho e 5 minutos de arguição. Já os trabalhos em formato pôster serão apresentados de forma digital em totens distribuídos na quadra do campus. O pôster de cada bolsista será recebido pela mesma coordenadoria por meio do sistema SIGPEsq e estará disponível nos equipamentos, não sendo necessário que o aluno leve um pendrive com seu trabalho. As apresentações de pôster terão duração total de 15 minutos, sendo 10 minutos para explanação do trabalho e 5 minutos de arguição.

Já a III Jornada de Extensão está organizada em dois momentos: no primeiro período da tarde, um grupo de apresentadores ocupa o estande e outro se divide em rodas de conversa temáticas alinhadas aos eixos de extensão. Depois, no segundo período, os grupos trocam de posição de forma que todos participam tanto da exposição quanto das rodas de conversa. A consulta de equipamentos disponíveis para apresentação deverá ser feita junto à Coordenação do Programa de Apoio à Extensão (Paex). O apresentador poderá utilizar diversos meios como textos, imagens, vídeos ou outros formatos, para apresentação do seu trabalho. Cada um deverá levar em um pendrive todos os materiais necessários para a apresentação e será responsável por qualquer material impresso. 

Os trabalhos da II Jornada de Ensino também estão divididos entre as modalidades oral e pôster. Assim como na Iniciação Científica, as comunicações orais serão distribuídas em salas do Campus de Alegre e os em formato pôster nos totens digitais. Os relatos de experiência serão comunicados em sessões específicas e organizadas de acordo com a temática dos trabalhos e programação. Cada apresentador terá de 10 a 15 minutos para compartilhar sua experiência, com auxílio de slides. Ao final das apresentações da sessão, o mediador conduzirá um debate reflexivo acerca dos assuntos abordados. Haverá projetor e notebook à disposição para a apresentação. No entanto, o arquivo do slide deverá ser levado pelo apresentador em pen-drive no modelo disponível para download. Já a apresentação em formato pôster será dedicada aos trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de residência pedagógica. No formato pôster, os trabalhos já estarão disponíveis em cada equipamento.

Download do modelo de apresentação