Principal

[JORNADA] III JORNADA DE EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA de 27/11/2020 a 28/11/2020

A Jornada de Educação e Divulgação em Ciências (Jed) é um evento promovido pela Pós-graduação lato sensu Especialização em Educação e Divulgação em Ciências (Ediv) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Campus Vila Velha que está em sua terceira edição, cujo tema é "Mulheres, Ciência e Divulgação Científica” e será realizada nos dias 27 e 28 de novembro de 2020, gratuitamente, e pela primeira vez em formato online.

Dentre as atividades programadas para o III Jed, destacam-se: conferência de abertura; webinars; sessões de defesa pública de TCC da terceira turma de alunos do Ediv; apresentação de vídeos dos resumos aprovados em formato acadêmico ou de divulgação científica; encontro virtual de ex-alunos e dois tour virtuais em espaços não formais de divulgação científica (Museu de Ciências da Vida e Espaço do Projeto Baleia Jubarte).

A III Jornada de Educação e Divulgação em Ciências tem como objetivo promover interação entre professores-pesquisadores, professores da educação básica, divulgadores da ciência, pesquisadores da área de divulgação científica e espaços de educação não formal, estudantes de licenciaturas e de pós-graduação, com a finalidade de divulgar, discutir e trocar experiências na área de pesquisa em educação e divulgação em ciências no Estado do Espírito Santo, assim como inspirar novas ideias no âmbito das práticas pedagógicas e da divulgação científica.

Em retrospectiva...

A I Jornada de Educação e Divulgação em Ciências ocorreu no dia 04 de fevereiro de 2018 com a principal finalidade de integrar e divulgar os cursos de pós-graduação da área de Ensino do Campus Vila Velha.  Os cursos tinham pouco de tempo de implantação e contavam com 260 alunos matriculados em três cursos de pós-graduação, sendo dois lato sensu, Especialização em Educação e Divulgação em Ciências, Especialização em Ensino Interdisciplinar em Saúde e Meio Ambiente na Educação Básica e um curso stricto senso, o Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede. O evento aconteceu em um sábado com palestras, oficinas, exposição de peças plastinadas do Museu de Ciências da Vida, apresentação de trabalhos e sessão de defesas públicas de TCC dos alunos da primeira turma da especialização Ediv.

A II Jornada de Educação e Divulgação em Ciências ocorreu nos dias 22 e 23 de março de 2019 junto com o Seminário Integrado das Especializações EPT E EISMA. Foi um evento científico dos cursos de pós-graduação da área de Ensino do Campus Vila Velha e do Campus Colatina: Especialização lato sensu em Educação e Divulgação em Ciências (Ediv), Especialização em Ensino Interdisciplinar em Saúde e Meio Ambiente na Educação Básica (Eisma), Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI), todos do Campus Vila Velha e Especialização lato sensu em Educação Profissional e Técnica do Campus Colatina. A II Jed teve como temática “Práticas Pedagógicas e seus fundamentos teórico-metodológicos” com palestras, oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos em formato de poster, sessão de defesas públicas de TCC da segunda turma de alunos do Ediv e visitas mediadas a diferentes espaços de educação não formal (Museu de Ciências da Vida, Escola de Ciência Biologia e História e Museus Solar Monjardim).

DATAS IMPORTANTES:

Inscrições com submissão de resumo(s): de 15 de setembro até 19 de outubro de 2020/ PRORROGADO!! ATÉ DIA 30/10/2020

Data de divulgação dos trabalhos aprovados: 09 de novembro

Data envio dos vídeos: de 09 até 19 de novembro

Inscrições para participação no evento sem submissão de resumo(s): de 02 de setembro até 26 de novembro de 2020

E-mail: jed.ifes.vv@gmail.com