RESUMOS

NORMAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:

O evento aceitará até 200 resumos inscritos e selecionará 100 resumos para apresentação, sendo 70 resumos na categoria de Pesquisas concluídas ou em andamento e 30 resumos na categoria de relato de experiência. 

Os resumos poderão ser submetidos nas seguintes categorias:

1. Pesquisas concluídas ou em andamento. Resumo com resultados finais ou parciais de pesquisa no campo da educação em ciências e divulgação científica. O resumo deve conter introdução/justificativa, objetivo de pesquisa, referencial teórico, metodologia de pesquisa, resultados alcançados, conclusões.

 2. Relatos de Experiência. Resumo sobre um relato de experiência de uma prática pedagógica de sucesso realizada no âmbito da educação básica ou uma prática de divulgação científica. O resumo deve conter introdução/justificativa, objetivo educativo, desenvolvimento, resultados alcançados, conclusões.

Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de RESUMO, em língua portuguesa e com até 250 palavras, escrito em letra Times New Roman, tamanho 12. Será permitida a submissão de no máximo 2 (dois) resumos como autor principal. Cada trabalho deve ter um autor principal e no máximo quatro coautores. Não existe limite para participação em trabalhos de coautoria. Para validar a submissão do(s) resumo(s) é necessário estar INSCRITO NO EVENTO.


Os trabalhos poderão ser submetidos nas seguintes áreas:

Linha 1. Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: pesquisas sobre processos de ensino aprendizagem em Ciências, materiais didáticos e formas de contextualização de conceitos científicos. Além de pesquisar e desenvolver recursos e metodologias para o ensino de Ciências, no âmbito da Educação Básica e Educação Especial.

Linha 2. Espaços de Educação Não Formal e Divulgação Científica: pesquisas que investigam o recurso da Divulgação Científica no Ensino de Ciências, principalmente aquele desenvolvido nos Espaços de Educação Não Formal. Também envolvem propostas que analisam a institucionalidade dos espaços, sua estrutura, gestão, história, memória, potencialidades educativas para o ensino de ciências, questionando e propondo métodos e estratégias de utilização e gestão dos espaços para permitir a mediação dialógica, crítica, ética e cidadã, fundamental no processo de interlocução dos saberes.


O resumo será avaliado por dois especialistas. Cada um deles, com base nos critérios abaixo estabelecidos, emitirá uma nota de para o trabalho. Cada um dos critérios será avaliado de 0-100, obtendo-se a nota pelo cálculo de média simples. Para ser aprovado, o resumo deve obter nota igual ou superior a 70 pontos. A nota final é a média das notas dos dois avaliadores. Caso o trabalho seja aprovado por um avaliador, mas reprovado por outro, um terceiro especialista avaliará resumo.

Quesito

Critério de Avaliação

01

Título: deve ser claro, compatível com o conteúdo do trabalho, coerente.

02

Objetivos: os objetivos devem ser claros e explícitos.

03

Metodologia/Desenvolvimento: deve descrever adequadamente os sujeitos, as etapas, e os processos em questão.

04

Resultados: os resultados devem estar efetivamente apresentados.

05

Conclusões: devem ser coerentes, relacionadas com os objetivos do resumo e mostrando o avanço do conhecimento científico.

06

Linguagem e Redação: escrita clara, aceitável e com objetividade, e fácil leitura.

07

Originalidade do Trabalho: quão inovador e inusitado é o conteúdo do trabalho?


Caso haja mais de 100 resumos aprovados, os resumos aprovados serão classificados em ordem crescente pela nota final do trabalho (média simples das notas dos avaliadores). Os 100 primeiros resumos serão selecionados para apresentação no evento.

Em caso de empate, o critério de desempate será a ordem de submissão do resumo.


SUBMISSÃO DE RESUMO:

Para submeter o resumo, o autor deve acessar o formulário disponível logo abaixo (link: https://forms.gle/hTu1sgH1A8BS1E7K9) e preencher seus dados, dos coautores (máximo 4), quando houver, e enviar o resumo na versão completa, para compor os anais do evento e também o resumo sem o nome dos autores para permitir uma avaliação às cegas pela equipe de especialistas do evento.


ATENÇÃO!! SUBMISSÃO DE RESUMO PRORROGADA ATÉ DIA 30/10/2020

PARA SUBMETER SEU RESUMO CLIQUE AQUI 


Na aba "Documentos" constam os 2 Templates de Resumo a ser seguido (Template completo e Template sem autores). Substitua todas as informações contidas no documento pelos dados do seu resumo e realize a submissão do arquivo em formato "word".


Os resumos serão publicados em cadernos de resumos (Anais) do Ifes com ISSN.