Palestrante

ALINE ALMEIDA DE JESUS MEDINA

Mestra em Ensino de Humanidades, Ifes/Campus Vitória. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em História e Filosofia da Ciência (Histofic). Pós-graduada em Metodologia de Ensino de História e da Geografia; História da Cultura Afro Brasileira e Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (Facibra). Graduada em História na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Graduada em Pedagogia pela Fabra. Áreas de interesse: Currículo, Formação de Professores, História da Educação, Práticas e Metodologias do Ensino de História, Livro Didático e Literatura.

CLIQUE AQUI e acesse o Currículo Lattes.

História Oral e História Local: entre a pesquisa, o ensino e a História Pública

Dia: 25/06/2025 (quarta-feira)

Horário: 16h00 - 18h00

Mesa Redonda: História Oral e História Local: entre a pesquisa, o ensino e a História Pública

Debatedores: Profa. Dra. Regina Frechiani Bitte e Profa. Me. Aline Almeida de Jesus Medina

Mediadora: Profa. Dra. Sabrine Lino Pinto


Esta comunicação tem como objetivo discutir a História Oral (HO), em diálogo com a História Pública (HP), como uma potência que busca compreender por meio das narrativas dos professores os desafios, possibilidades e a importância em trabalhar a História Local (HL) no ensino de história ensejando a produção tanto de materiais didáticos como de formação de professores. Desenvolvemos a apresentação em dois momentos:

No primeiro, trazer o contexto histórico das críticas à inserção da HO nas pesquisas acadêmicas; destacar a entrevista como procedimento central desta metodologia e, por fim, enfatizar o respaldo da HO para a sedimentação da HP no Brasil e sua interface com a HL na preservação da memória.

No segundo momento, com o intuito de contribuir com os debates abordaremos como a História Local Capixaba e a prática docente podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos discentes no percurso formativo da disciplina de História da Educação Básica da Rede Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo. As investigações possibilitaram a elaboração de material didático a partir da formação oferecida no decorrer da pesquisa, permeado com as narrativas dos professores.