Eixos Temáticos

Como parte estruturante do II COHFIC, as apresentações de trabalhos visam favorecer o diálogo, as trocas de experiências e vivências, a partir do compartilhamento de conhecimentos em seis eixos temáticos, dando visibilidade à produção científico-acadêmica e às práticas realizadas em múltiplos contextos sociais, culturais e educacionais. A alocação dos trabalhos e suas apresentações serão feitas nos seguintes eixos:


Eixo 1: Pensamento Crítico e Contemporaneidade

Os trabalhos que abordam questões contemporâneas, sobretudo pela abordagem teórico-filosófica com pensadores críticos, devem ser alocados nesse eixo.


Eixo 2: Práticas Pedagógicas e Recursos Didáticos

Os trabalhos que apresentam experiências didático-pedagógicas, realizadas ou em andamento, estudos de intervenção educacional, pesquisas e aplicações de recursos e produtos educativos e didáticos, amparados por uma reflexão teórico-metodológica, devem ser inscritos neste eixo.


Eixo 3: Formação de Professores

Os trabalhos que comunicam movimentos formativos docentes, realizados ou em andamento, nos múltiplos níveis e nas diversas modalidades educacionais, demonstrando diálogo com perspectivas teóricas e metodológicas devem ser inscritos neste eixo.


Eixo 4: História Ambiental e Consciência Socioambiental

Os trabalhos que tratam de debates socioambientais, amparados pelas pesquisas no âmbito da História Ambiental, em diálogo com a educação/alfabetização científico-tecnológica, devem ser inscritos neste eixo.


Eixo 5: Debates Históricos e Hilosóficos

Os trabalhos que expõem reflexões de cunho teórico, histórico e/ou filosófico, abordando aprofundamentos investigativos acerca de temas, autores, personagens, conhecimentos de demais questões aludidas à História e Filosofia da Ciência, devem ser inscritos neste eixo.


Eixo 6: Consciência Histórico-filosófica e Ensino de Ciência

Devem ser inscritos neste eixo os trabalhos que abordam: a noção e formação da consciência nos respectivos horizontes históricos (Antiguidade - Mítico-religiosa, Medievalidade - Metafísico-filosófica, Modernidade - Natural e Lógica e Contemporaneidade - Positiva e Histórica) em movimento diacrônico e sincrônico; a formação de consciência histórica no horizonte do Idealismo Alemã (de Kant a Hegel); a formação da consciência na Esquerda hegeliana; a consciência latino-americana-caribenha na fusão dos elementos dos povos autóctones, europeus e africanos; consciência histórica e ensino.