Salas/Apresentações

DISTRIBUIÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO

II COHFIC

 

 

SALA 1

SALA 2

SALA 3

SALA 4

25/06/2025

13h - 15h

GRUPO A - EIXO 1

 

1.  A FILOSOFIA DE NANCY FRASER: RECONHECIMENTO E REDISTRIBUIÇÃO NO CONTEXTO DA JUSTIÇA SOCIAL


2.  EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A MATEMÁTICA COMO PRÁXIS TRANSFORMADORA: UM OLHAR SOBRE O RIO DOCE


3.  A ÉTICA DA ESCUTA COM RESPONSABILIDADE: UM ATO POLÍTICO E TRANSFORMADOR


4.  O ESTUDO DA INTERSECCIONALIDADE DE PATRICIA HILL: UMA ABORDAGEM ARGUMENTATIVA


5.  LÉLIA GONZALEZ: PENSAMENTO E CRÍTICA NO MOVIMENTO FEMINISTA BRASILEIRO


Link: https://youtube.com/live/oyicLuTjLD0


GRUPO B - EIXO 3

 

1.  ABORDAGEM DA BIOPIRATARIA DE ABELHAS NATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS


2.  HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: FORMAÇÃO DOCENTE, POEMAS E POESIAS


3.   EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA INFÂNCIA: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE PESQUISAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL


4.  FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ENSINO DE HUMANIDADES: PARA ALÉM DA VALIDAÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS


Link: https://youtube.com/live/io8f6d7GVJ0


GRUPO C - EIXO 6

 

1.  A DISCUSSÃO DO PENSAMENTO DE NANCY FRASER NO ENSINO FUNDAMENTAL


2.  O TRABALHO INVISÍVEL: SILVIA FEDERICI E A DESVALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO EM DISCUSSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I


3.  MARIA RITA KEHL E A DITADURA: ANÁLISE E CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA


4.  A LENDA DA MANGUEIRA ASSOMBRADA: PERSPECTIVA HISTÓRICA, CULTURAL E INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CAPIXABA


Link: https://youtube.com/live/51nDgxAoAU0

- - -

25/06/2025

18h - 20h

GRUPO D - EIXO 2

 

1.  JOGO EDUCATIVO COMO FERRAMENTA DE APOIO À APRENDIZAGEM


2.  A EXPERIMENTAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DEWEYANAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA


3.  HISTÓRIA, CIÊNCIA E INCLUSÃO: A CONSTRUÇÃO DE UM SABER TECNOLÓGICO COM ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


4.  UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS PRODUTOS EDUCACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO EDUCIMAT/IFES


5.  POR UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DECOLONIAL: COMO RELACIONAR LITERATURA INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DECOLONIALIDADE?


Link: https://youtube.com/live/R-QrT0cogAM

GRUPO E - EIXO 2

 

1.  A LENDA DO PÁSSARO DE FOGO NO CONTEXTO HISTÓRICO- CULTURAL CAPIXABA: UM CAMINHO PARA A IDENTIDADE E EDUCAÇÃO INTERDISCIPLINAR


2.  PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: PRÁTICAS FORMATIVAS EM TERRITÓRIOS DA BACIA DO RIO DOCE


3.  MOOC “ÁRVORES E NÚMEROS: UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL” NO CONTEXTO DO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR


4.  ENTRE ÁGUAS E LENTES: DESCOBRINDO O RIO SAHY COM OLHAR DE CUIDADO


5.  EDUCAR COM REJEITOS, CRIAR FUTUROS: ROBÓTICA SUSTENTÁVEL E MEMÓRIA TERRITORIAL NA ESCOLA PÚBLICA


Link: https://youtube.com/live/X_0xA0LtYiQ

GRUPO F - EIXO 2

 

1.  MELIPONICULTURA NA ESCOLA JOSÉ DAMASCENO FILHO: ABELHAS QUE MULTIPLICAM ÁGUA E ALIMENTOS NO BAIXO RIO DOCE


2.  CARTOGRAFANDO ÀS MARGENS DO DOCE: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA APLICADA DESENVOLVIDA NA EEEFM JOSÉ DAMASCENO FILHO


3.  ÁGUAS TURVAS, LENTES REVELADORAS: A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO INSTRUMENTO DE CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL NA BACIA DO DOCE


4.  UM TERRITÓRIO QUE FLORESCE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM MELIPONÁRIOS E ÁRVORES FRUTÍFERAS


5.  PROJETO TERRINHAS: FORMAÇÃO DE MONITORES AMBIENTAIS MIRINS PELO INSTITUTO TERRA NO ESPÍRITO SANTO E EM MINAS GERAIS



Link: https://youtube.com/live/CMEbfTvz6As



GRUPO G - EIXO 2

 

1.  EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AUDIOVISUAL EM TERRITÓRIOS NATURAIS: O PROJETO ENTRE AREIAS E RAÍZES NA BARRA DO SAHY-ARACRUZ (ES)


2.  O SILÊNCIO DAS ÁGUAS: VOZES DA LAGOA DO AVISO EM UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR


3.  EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CENA: O AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS E COLETA SELETIVA


4.  CULTURA POPULAR PARA INTEGRAR CONHECIMENTOS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DA LENDA CAPIXABA “A PEDRA DOS OVOS”


5.  A CONEXÃO ENTRE O ARQUIVO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA DO INMA E O CURRÍCULO CAPIXABA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR


Link: https://youtube.com/live/xf3CE8hIEXY


26/06/2025

13h30min – 15h30min

GRUPO H - EIXO 4

 

1.  HISTÓRIAS DO RIO SANTA JOANA – ITARANA/ES: INVESTIGANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA DEBATES SOCIOAMBIENTAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA


2.  A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA LEITURA DOS TERRITÓRIOS: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA BACIA DO RIO DOCE


3.  PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL EM EXPOSIÇÃO NO CENTRO DE CIÊNCIAS – ESCOLA DA CIÊNCIA – BIOLOGIA E HISTÓRIA – VITÓRIA/ES


4.  EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONEXÃO COM A NATUREZA: UMA INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DE SÃO MIGUEL, AÇORES, PORTUGAL


5.  AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM TERRITÓRIO AGROFLORESTAL


Link: https://youtube.com/live/pHV06Pg4qdU

 

GRUPO I - EIXO 3

 

1.  AS ESCOLAS MULTISSERIADAS EM TERRITÓRIO CAMPESINO: CAMINHOS COM A HISTÓRIA ORAL TEMÁTICA


2.  VISÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA A SER CONSTRUÍDA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE


3.  A INCLUSÃO DA CULTURA OCEÂNICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR


4.  EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS PARA UMA PRÁXIS DECOLONIAL EM CARIACICA


Link: https://youtube.com/live/iNgi7F2aVIY

GRUPO J - EIXO 2

 

1.  IDENTIDADE, BIOLOGIA E VALORES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E ARTICULAÇÕES CIENTÍFICAS


2.  CULTIVANDO TERRITÓRIOS, CONSTRUINDO SABERES: EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NA BACIA DO RIO DOCE


3.  A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO A PARTIR DA LENDA MORRO DO ALECRIM: CULTURA CAPIXABA, IDENTIDADE E CONHECIMENTO


4.  A LENDA DO PÁSSARO DE FOGO NO CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL CAPIXABA: CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA POPULAR PARA A FORMAÇÃO DE SABERES INTERDISCIPLINARES



Link: https://youtube.com/live/pqNQZcR-gdc


- - -