Programação
Quinta-feira, 1º de setembro de 2022
9h às 10h - Abertura do evento
Plataforma RNP - https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/mconf-vvl-03
10h às 12h - Palestra I - Crise, complexidade e Educação Ambiental
Prof. Dr. Mauro Guimarães (UFRRJ)
Plataforma GoogleMeet - Parte 1: http://meet.google.com/zne-tzss-wqh / Parte 2: http:meet.google.com/gib-xiav-djd
13h às 18h - Apresentação e projetos de pesquisa
Área de concentração em Educação em Ciências e Tecnologias no campus Vila Velha
Área de concentração em Educação Matemática no campus Vitória
Ifes/Vila Velha - Sala 406
- 13h-13h30 - Douglas Ferreira Salarini - Projeto: Meliponicultura como prática pedagógica em educação ambiental crítica para formação inicial de professores
- 13h30-14h - Franciny da Silva Santos - Projeto: Potencialidades pedagógicas de um meliponário para a promoção da alfabetização científica e a educação ambiental em uma escola família agrícola
- 14h-14h30 - Verônica Machado de Oliveira - Projeto: Formação de professores a partir do laboratório vivo: hortas escolares e meliponicultura como artefatos para a educação ambiental crítica
- 14h30-15h Juliana Xavier Moreira - Projeto: Rio Formate: Questões socioambientais a partir da perspectiva ctsa e uma abordagem da nanotecnologia
- 15h-15h30 - Renata Coffler - Projeto: Do campo para a cidade: o uso do espaço de pequenos agricultores rurais na mobilização de conhecimento de agroecologia e sustentabilidade
- 15h30-16h - Otoniel Silva Bertossi - Projeto: Formação continuada e desenvolvimento de ações de educação ambiental no contexto local na perspectiva da alfabetização científica: a experiência do projeto rio doce escolar
- 16h-16h30 - Mariane Quimquim Bôa - Projeto: Proposta de valorização dos saberes populares das comunidades escolares rurais de Colatina a partir da horta medicinal escolar / laboratório vivo.
- 16h30-17h - Jaqueline Aparecida Moreira - Projeto: O uso da abordagem do ensino por investigação para promoção da alfabetização científica: capacitando pedagogos e estudantes de pedagogia para o ensino de ciências no ensino fundamental I
Ifes/Vila Velha - Sala 412
- 13h30-14h - Ana Paula de Jesus Freire - Projeto: Desenvolvimento de jogo digital educacional: uma estratégia baseada em dispositivos eletrônicos móveis para o ensino de física no ensino fundamental II
- 14h-14h30 - Merian Souza da Penha Jacob - Projeto: Aprendizagem Baseada em Problemas e Educação Ambiental Crítica por meio de um curso Mooc: Possibilidades de trabalhar o pensamento Ambiental, no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL).
- 14h30-15h - Clóves Vicente Lins - Projeto: Clubes de ciências: construção e análise de um curso MOOC para a formação de educadores ambientais
- 15h-15h30 - Paulo Cesar de Sousa Carpanedo - Projeto: Reflorestamento de mata ciliar o longo do rio doce": formação de educadores ambientais por meio do reflorestamento de um fragmento da margem do rio doce
- 15h30-16h - Lívia Ferreira Machado - Projeto: Com os pés descalços no chão e o mundo na palma da mão: uso de tecnologias digitais na educação infantil para o ensino de ciências
- 16h-16h30 - Elisangela Coutinho de Souza - Projeto: Aprendizagem baseada em projetos aplicada ao turismo Pedagógico no ES: utilizando o Google Earth em sala de aula.
- 16h30-17h - Matheus Icaro Vaz - Projeto: Uma jornada interativa pelo corpo humano: sequência didática de experiências imersivas no ensino de morfologia.
- 17h-17h30 - Luciano Cardoso - Projeto: O ensino do sistema nervoso e das substâncias psicoativas através das metodologias ativas e tecnologias digitais
- 17h30-18h - Roberta Cassaro Casotto - Projeto: Robótica educacional no ensino de física: formação de professores por meio de moocs
Ifes/Vitória - Sala H10
- 13h30-14h - Paulo Henrique Krohling - Projeto: Desenvolvimento das competências estatísticas no Ensino Médio por meio de uma atividade de Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica
- 14h-14h30 - Adriane Da Silva Gonçalves - Projeto: A cognição corporificada e o aplicativo multibase: um estudo sobre o conceito de número na Educação Infantil.
- 14h30-15h - Izabella Arpini Ferreira Freitas - Projeto: Estabelecendo relações entre Educação Matemática e Educação Profissional e Tecnológica a partir de dissertações de mestrado profissional
- 15h-15h30 - Tatiana Delesposte - Projeto: Educação Financeira para o mundo do trabalho: experiências em turmas do Ensino Médio
- 16h-16h30 - Ebenezer Lopes Ferreira - Projeto: Formação continuada de professores da Educação Infantil na perspectiva histórico-cultural: estudos sobre a grandeza comprimento
- 16h30-17h - Lézia Cristina Dias dos Santos - Projeto: Desenvolvimento do pensamento computacional por meio de um processo formativo para professores de Matemática do Ensino Médio utilizando computação desplugada
- 17h-17h30 - Carlos Bruno Freitas Baptista - Projeto: Pensamento computacional e Teoria da Atividade: uma proposta de formação continuada para professores de Matemática
- 17h30-18h - Beatriz da Penha Santos - Projeto: Formação docente na perspectiva histórico-cultural envolvendo representações geométricas a partir do movimento de composição e decomposição de sólidos
Ifes/Vitória - Miniauditório 2
- 13h-14h - Rafael da Cunha Braga - Projeto: Práticas pedagógicas de um surdo professor de Matemática: imagens, narrativas e discussões
- 14h-14h30 - Rivison Soares de Souza Lima - Projeto: Estereótipos de gêneros reproduzidos nas imagens dos livros didáticos de Matemática: discutindo intolerância, preconceito e exclusão
- 14h30-15h - Paulo Roberto Pereira Junior - Projeto: O mundo secreto de Coraline: narrativas de professores de Matemática sobre abuso sexual
- 15h-15h30 - Bianca Blandino Florentino - Projeto: Educação Escolar Quilombola nas escolas públicas do campo: ensino da Matemática na Educação do Campo a partir da produção da cestaria
- 16h-16h30 - Patrick Storch Sorio - Projeto: Significados produzidos a partir de um estudo histórico sobre a razão áurea em uma proposta educativa
- 16h30-17h - Graciele Schulz Arnholz - Projeto: Educação Matemática na cultura pomerana: uma experiência na pedagogia da alternância
Sexta-feira, 2 de setembro de 2022
09h às 11h - Palestra II - Desmontando as Caravelas: por uma Educação Matemática Territorializada
Prof. Dr. Victor Giraldo (UFRJ)
13h às 18h - Apresentação e projetos de pesquisa
Área de concentração em Educação em Ciências e Tecnologias no campus Vila Velha
Área de concentração em Educação Matemática no campus Vitória
Ifes/Vila Velha - Sala 406
- 13h-13h30 - Fabiane Loureiro Couto Correa - Projeto: Alimentação e a produção de alimentos como base para a produção de sentidos escolares, com enfoque CTSA, na perspectiva da educação ambiental crítica.
- 13h30-14h - Renata Guedes Pereira Carvalho - Projeto: TDAH ensino de ciências inclusivo, em uma abordagem CTSA, e a socialização das representações sociais escolares
- 14h-14h30 - Leonardo Lima Rodriguez- Projeto: Educação em saúde na educação básica: elaborando estratégias emancipadoras de ensino a partir da teoria das representações sociais
- 14h30-15h - Jeane Santos de Jesus- Projeto: A cultura oceânica e a atuação do Projeto Tamar na Foz do Rio Doce após o rompimento da barragem de Fundão em Mariana - MG
- 15h-15h30 - Patricia Piana de Andrade- Projeto: Análise de uma formação para educadores museais ingressantes nos centros de ciência, educação e cultura de Vitória - ES.
- 15h30-16h - Elandia Aparecida Pereira Rodrigues - Projeto: A pesquisa-ação na educação ambiental: uma experiência sob o olhar do contexto social de uma escola pública
- 16h-16h30 - Thiago de Alcântara Capaz - Projeto: Uma aula de campo no rio doce para ensino de geociências da perspectiva da educação ambiental
- 16h30-17h - Giseli da Silva Lucas - Projeto: Uma aula de campo na laguna caculucagem, Marataízes-ES para o ensino de ecologia
- 17h-17h30 - Caroline Neves de Carvalho - Projeto: Aula de campo para o ensino da Geomorfologia: uma proposta metodológica na perspectiva do ensino por investigação
Ifes/Vitória - Miniauditório 2
- 13h30-14h - Wallace Coutinho Soares - Projeto: Matemática para o ensino do conceito de equações numa formação continuada com professores da Educação Básica
- 14h-14h30 - João Heleno Nobre de Oliveira - Projeto: Formação docente no âmbito do Clumat sobre conceitos de área e perímetro a partir da teoria histórico-cultural
- 14h30-15h - Rômulo Augusto Machado Neto - Projeto: Caminhos e possibilidades que emergem da associação entre Modelagem Matemática e Robótica Educacional para uma Educação Matemática
- 15h30-16h - Filyppe Neves de Andrade - Projeto: Análise do trânsito entre os modos de produção de significados aritmético, geométrico e algébrico em práticas educativas investigativas envolvendo números figurados
- 16h-16h30 - Luanne Lima Ferreira - Projeto: Conhecimento produzido por estudantes do Ensino Médio durante processos de aprendizagem envolvendo operações combinatórias
- 16h30-17h - Bruna Moll Fernandes - Projeto: Análise de um processo de aprendizagem no sexto ano do ensino fundamental a respeito de frações: um olhar a partir do modelo dos campos semânticos