Palestrante

CARLOS ROBERTO PIRES CAMPOS

Bacharel em Ciências Sociais e Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (1988 e 1990), Especialista em Geologia Quaternária pelo Museu Nacional da UFRJ, Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), Mestrado em Arqueologia pelo Museu Nacional da UFRJ, (2012), doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e Pós-Doutorado em Educação, Ciência e Tecnologia pelo CEFET-RJ (2015 ). Atualmente, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, temos mestrado e doutorado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Vila Velha. É líder do Grupo de Pesquisa DIVIPOP, que trata das relações entre Divulgação Científica em espaços de educação não formal na perspectiva do CTSA. Tenho experiência no estudo de dois espaços em formação, Evolução Humana, Arqueologia Histórica e Pré-Colonial, Geologia de Ambientes Costeiros e disciplinas pedagógicas, atualmente desenvolvendo um projeto de pesquisa intitulado “Aulas de Campo como metodologia pedagógica no Ensino de Ciências. desenvolvimento de uma investigação arqueológica no sítio pré-colonial de Rio Preto I, Presidente Kennedy, ES, na bacia sedimentar de Itabapoana, buscando articular arqueologia, malacologia, paleontologia e ensino de ciências, um projeto de extensão está em desenvolvimento junto à Vila Prefeitura de Velha sobre espaços potencialmente educativos e ensino de geociências, materializada em uma formação contínua de professores para o ensino de Geociências. Neste projeto começamos a construir um kit pedagógico para o ensino de rochas e minerais, que está sendo validado por professores da educação básica.

Mesa Redonda: As Revistas Científicas do Educimat nos 10 anos do Programa

A mesa debaterá a importância e as contribuições que as revistas científicas “Sala de Aula em Foco” e “Debates em Educação Científica e Tecnológica” trouxeram para o Educimat, perpassando sua história, desafios e conquistas alcançadas.