Acessibilidade
ORIENTAÇÕES PARA ACESSIBILIDADE DOS MATERIAIS
Slides
Pessoas cegas ou com visão subnormal poderão compreender apresentações de slides com mais facilidade se você criar o material de acordo com os seguintes pontos:
- Use contraste entre as cores de plano de fundo e texto e imagens para preservar a leitura;
- Nos slides, use um tamanho de fonte maior (18 pt ou maior), fontes Sans Serif e suficiente espaço em branco no entorno para facilitar a legibilidade. Siga a indicação dos tamanhos de fontes nos modelos dos posteres disponibilizados;
- Se for utilizar imagens na apresentação, transmita e descreva o conteúdo e a finalidade da imagem de uma maneira concisa e inequívoca. Não esquecendo também de inserir legenda;
- Tenha cuidado se for utilizar vídeos na apresentação, para que sejam acessíveis a todos;
- Mantenha textos editáveis para que seja possível a leitura por Leitores de Tela (software utilizados por pessoas cegas ou com baixa visão);
- Não transforme os slides em arquivos de imagem.
Vídeo
A produção de vídeos foi bastante simplificada e popularizada pelos smartphones e redes sociais. No entanto, alguns cuidados com iluminação, áudio, roteiro, enquadramento, podem contribuir para um resultado excelente do seu vídeo.
Recomendamos a leitura do Guia para boas práticas em produção de video palestras: um guia com orientações simples e práticas para a elaboração de vídeos (in) formativos, que traz algumas dicas importantes para o seu processo de gravação.
Se for utilizar slides no seu vídeo, não deixe de observar as orientações de acessibilidade. Destacamos também outros cuidados importantes:
Libras
A interpretação na língua brasileira de sinais (Libras) é de fundamental importância para o público surdo. Porém, sabendo da dificuldade que envolve o processo, orientamos que não se trata de uma obrigação, mas sim uma recomendação. Se possível, conte com o apoio da equipe de intérpretes do seu campus.
Legendas
Sempre que possível, especialmente para os casos em que os vídeos serão gravados e não transmitidos online, após finalizado o vídeo, sugere-se incluir legendas. Se o vídeo for adicionado ao YouTube, há a opção de legenda automática.
Audiodescrição
Os apresentadores devem buscar se autodescrever para pessoas com deficiência visual. Além da apresentação básica (com nome e idade, por exemplo), a sequência recomendada na descrição dos atributos físicos é etnia, cor da pele, estatura, olhos, cabelos e algumas características marcantes. Importante também descrever, para as pessoas com deficiência visual, gráficos e imagens que estão sendo exibidas em tela, de forma que a audição das informações seja suficiente para o entendimento da apresentação.
Acesse mais dicas e orientações no Guia orientador de acessibilidade de produções audiovisuais.