ANA MAE TAVARES BASTOS BARBOSA

Professora Titular da USP e professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi Possui mestrado em Art Education pela Universidade de Connecticut; Doutorado em Educação Humanística pela Universidade de Boston e Pós-Doutorado pela Teachers College da Columbia University e School of Art Education da Universidade de Birmingham, Inglaterra. Professora Titular aposentada da USP, atuando no Doutorado em Ensino/Aprendizagem de Arte que implantou na Escola de Comunicações e Artes e no Mestrado/Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Foi presidente da International Society of Education through Art (1990-1993) e Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP (1987-1993). Publicou 23 livros sobre Arte e Arte/Educação. Recebeu vários prêmios, como a Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil, 2004), Itaú Cultural 30 anos (2017); Comenda Nacional da Ordem Científica (Ministério da Ciência e Tecnologia), Comenda da Ordem Cultural (Ministério da Cultura), entre outros. Professora Honoris Causa da UFPB e da UFPE. Ensinou em universidades inglesas e americanas, entre elas Yale University e The Ohio State University. Proferiu palestras nas Universidades de Harvard e Columbia, no Museum of Modern Art of NY e em cerca de 30 países das Américas, Europa, Ásia e África. Foi curadora de exposições de Christo, Barbara Kruger, Oswald de Andrade e Alex Flemming.

Arte/educação e conscientização ecológica