[ENCONTRO] VII Encontro de Educadores - ENED de 22/06/2023 a 23/06/2023

O Encontro de Educadores (ENED) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre é um espaço de reflexão sobre teorias e práticas, que busca o diálogo com pesquisadores e estudiosos do campo da educação e oportuniza a apresentação de pesquisas já realizadas ou em andamento.

De periodicidade bianual, o ENED se destina a estudantes de cursos de licenciatura e pedagogia, e também aos profissionais da Educação Básica, Profissional e Superior das diversas instituições públicas e privadas da região.

O evento busca se articular com o processo de formação de professores, abrangendo discussões que permeiam tanto a construção da identidade e profissionalização docente, quanto a prática e as experiências vivenciadas por estudantes e docentes durante o Estágio Supervisionado e nas ações do Programa Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Além disso, o evento dialoga com os diversos grupos de estudos e pesquisas do campus, como o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgens) e Núcleo de Educação Ambiental (NEA).

Neste ano, a sétima edição do ENED pretende dar ênfase aos desafios que estão postos à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como às questões da educação na diversidade, buscando refletir sobre as relações étnico-raciais e de gênero, e também sobre a importância da educação ambiental no desenvolvimento da prática educativa. As referidas temáticas estão postas nos debates educacionais contemporâneos e atravessam o cotidiano das escolas e, por este motivo, necessitam ser discutidas e refletidas a partir de múltiplos olhares e perspectivas.

Mediante a realização do evento, espera-se alcançar os feitos relacionados aos seguintes aspectos: divulgação de conhecimento através de palestras, mesas-redondas, oficinas e comunicações de trabalhos; integração do Ifes com a escola básica - futuros espaços de atuação profissional dos licenciandos - bem como com outras instituições de ensino superior que ofereçam cursos de licenciatura; intercâmbio entre estudantes e profissionais de diversas áreas e instituições das diversas regiões do estado do Espírito Santo; publicação das comunicações em anais eletrônicos; integração entre ensino, pesquisa e extensão; e, fortalecimento dos processos de formação de professores na região e no próprio campus.

O evento terá Certificação de participação, onde serão emitidos pelo Sistema de Registro de Certificados (SRC) sendo as listas de presença disponibilizadas durante as atividades. Considerando a programação , a certificação aos participantes se dará da seguinte forma:

- Participação: para os participantes que tiverem 75% de presença.

- Apresentação de Trabalho: A certificação de apresentação de trabalho está condicionada à presença de, pelo menos, um dos autores no momento de apresentação oral.

- Participação nas oficinas: As oficinas serão realizadas no dia 23/06/23, das 13h às 15h. No ato da inscrição, o participante deverá informar qual oficina deseja participar. A comissão organizadora reserva-se o direito de remanejar as escolhas, em função do limite de vagas para as oficinas.

ANAIS DO EVENTO: Todos os resumos aceitos e apresentados durante o evento serão publicados nos Anais do Evento, a ser disponibilizado em formato eletrônico em até três meses após a realização do evento.