Minicursos

Data: 23/03/2021  Horário: 17:00-19:00

Título do minicurso: Controle Ambiental na Indústria de Celulose..

Objetivo:

O curso pretende abordar o conceito de controle preventivo da poluição utilizando como estudo de caso o setor de produção de polpa de celulose kraft branqueada. No curso serão discutidos os aspectos tecnológicos da produção de polpa de celulose a partir do entendimento que as oportunidades de melhorias ambientais são encontradas no conhecimento detalhado do processo de produção.

Com isso, serão abordados os principais setores da fábrica e seus aspectos ambientais.

Além disso, o tema permitirá o conhecimento das principais formas de controle ambiental existentes nessa tipologia industrial com abordagem de formas de controle preventivo e das práticas chamadas de “fim de tubo”.

Mini Currículo

Palestrante: Nelson Rubens Nascimento Del'Antonio

• Graduado em Engenharia Ambiental (2006), Mestre em Ciência Florestal (2008) e Doutorando em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

• Atuou como pesquisador no Laboratório de Celulose e Papel da UFV nas áreas de Tecnologia de Celulose e Papel e Controle Ambiental na Indústria de Celulose entre os anos de 2003 a 2006.

• Agente de Meio Ambiente no Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (IEMA) entre os anos de 2007 a 2016.

• Gerente de Regulação da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (AGERH) entre os anos de 2017 e 2018.

• Professor do Centro Universitário FAESA entre os anos de 2011 a 2018

• Desde 2019 é docente do IFES (Campus Ibatiba).

• Possui experiência nas áreas de tratamento de águas residuárias, recursos hídricos, qualidade das águas, saneamento básico, controle ambiental na indústria, licenciamento ambiental e tecnologia de celulose e papel.

Inscreva-se: https://forms.gle/YSgGLHtDanS1GYvk9

Data: 24/03/2021  Horário: 17:00-19:00

Título do minicurso: Logística Reversa no contexto dos pneumáticos inservíveis.

Objetivo:

OBJETIVO GERAL

Conhecer o conceito de logística reversa, seus instrumentos de implementação e um case voltado para a logística reversa de pneumáticos inservíveis.

Principais conceitos;

Características e critérios da logística reversa;

Resíduos sujeitos à logística reversa;

Benefícios da logística reversa;

Legislação aplicada à logística reversa de pneumáticos inservíveis;

Logística reversa de pneumáticos inservíveis no ES.

Mini Currículo

Palestrante: Luiz Alberto Baptista

• Presidente do Fórum Capixaba de Economia Circular da FINDES.

• Engenheiro Civil.

• Engenheiro Ambiental.

• Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho.

• Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

• Doutorando em Ciências Mecânicas na UnB, na área de gaseificação de resíduos sólidos com cogeração de energia.

• Tecnólogo em Processos Metalúrgicos. Coordenador de projetos de inovação tecnológica na área ambiental pela Metalvix Engenharia.

• Responsável técnico na Pneuvix Ambiental, indústria que atua com a reciclagem de pneumáticos inservíveis.

Inscreva-se: https://forms.gle/6JDCpGkGyTkpoAkh6