HUMBERTO JOSÉ BORTOLOSSI

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio. É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ, atuando em cursos de graduação (presencial e à distância), especialização e mestrado profissional. É coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro, membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática e membro da equipe do Projeto "Um Livro Aberto". Atualmente é coordenador da Residência Pedagógica para o núcleo presencial em Matemática e Física. Tem se dedicado à questão do ensino de Matemática e Estatística com o uso de recursos computacionais e à concepção de livros didáticos para o Ensino Médio.

Desestigmatizando A Notação E Os Diagramas Matemáticos

Existe, por parte do público em geral, uma percepção negativa associada à notação e aos diagramas matemáticos. Basta ver as imagens e os memes associados à Matemática que se encontram na Internet ou, mais recentemente, o vídeo "matemática tinha tudo pra ser simples", que viralizou nas redes sociais. Nesta palestra procuramos combater esta percepção, em nossa opinião equivocada, trazendo reflexões sobre o papel das notações