AMARILDO MELCHIADES DA SILVA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1997), doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Pós-Doutorado na Rutgers, The State University of New Jersey (2011/2012). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. É professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF atuando na linha de pesquisa intitulada Ensino e aprendizagem da matemática, Análise dos condicionantes da sala de aula e Intervenção pedagógica em Matemática. Investiga a produção de significados para a matemática na Educação Superior e Educação Básica e atualmente está envolvido em pesquisas ligadas a Educação Financeira Escolar na Educação Básica. É lider do Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática - NIDEEM/UFJF - grupo de pesquisa cadastrado e certificado no CNPq. É um dos editores da Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática (RIDEMA).

O Ensino da Matemática, a Avaliação em Larga Escala, a BNCC e a Formação de Professores: uma análise possível

A palestra tem como objetivo atender ao título do evento " Aprendendo com o Ontem, construindo o Hoje e preparando o Amanhã" discutindo o Ensino da Matemática e seu entrelaçamento com a avaliação em larga escala, a Base Nacional Comum Curricular e a formação de professores no interior das Instituições Federais de Ensino  a partir de uma análise através do tempo.