FIGURA DECORATIVA DE NÚMEROS, FORMAS E RELAÇÕES SOBRE FUNDO ORNAMENTAL
Perguntei a dois renomados Professores e a um emérito pesquisador o porquê de eles terem escolhido a Matemática como área de estudos. Dos três obtive a mesma resposta: porque ela é bonita. Minha resposta seria a mesma.
Como professor, poucas não foram as vezes nas quais declarei a beleza de um problema e percebi um olhar de espanto nos alunos. Um olhar de quem retruca: como é possível encontrar beleza em algo como a Matemática.
Muitos artistas, pessoas que trabalham no campo da estética, utilizam a Matemática como matéria prima nas suas produções. O belo constrói-se no olhar de quem o vê, uma construção pautada na experiência, na reflexão e no entendimento. Não perceber a beleza em algo que se olha não é, por vezes, reflexo de sua ausência; é a ausência de percepção, é o olhar sem ver.
A proposta de nossa palestra é sensibilizar para o belo na Matemática. É reconhecer que cada um de nós que escolheu dedicar-se a ela, o fez, fundamentalmente, não porque ela é socialmente importante ou porque no futuro terá aplicação, mas porque ela é divertida, cheia de surpresas e bela.
Teatro Palestra: Prof. Dr. Ledo Vaccaro - 26/05/2023 16:00 - 18:00