LEONARDO MUNIZ DE LIMA

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação de Alto Desempenho, atuando principalmente nos seguintes temas: computação de alto desempenho, métodos numéricos, elementos finitos e precondicionamento de sistemas lineares.

Minicurso "Introdução ao Python: uma Abordagem Utilizando Ciência de Dados"

Python é uma linguagem de programação de uso geral que permite uma infinidade de aplicações, como por exemplo o uso em disciplinas relacionadas com Cálculo Diferencial Integral, Álgebra Linear, entre outras. Contudo, como bem sabemos, também existem várias ferramentas conhecidas como Matlab, Maple, Mathematica, entre outras que cumprem muito bem esse papel.

Dessa forma, trabalharemos os conceitos introdutórios de Python focando em uma área às vezes pouco explorada por nós Matemáticos: a ciência de dados. É importante destacar que empresas em todo o mundo estão usando o Python para coletar insights de seus dados e obter uma vantagem competitiva. Assim, você aprenderá maneiras poderosas de armazenar e manipular dados e ferramentas úteis de ciência de dados para começar a conduzir suas próprias análises.