Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020), possui Graduação (1996), Especialização(1999) e Mestrado(2009) em Educação Física pela mesma Instituição. É Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2005), Especialista em Treinamento Desportivo - UFES, Especialista em Atenção Primária à Saúde - APS - SESA (2010), Especialista em Fisioterapia Hospitalar - Pneumo-funcional (UNESC - 2009). Autor do livro Educação Física e Desenvolvimento Regional, atualmente coordena dos Cursos de: Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Fisioterapia, Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Vale do Cricaré. Na mesma IES, coordena do Comitê de Ética em Pesquisa e integra o corpo Docente do Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação da FVC. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES, campus São Mateus. Foi Subsecretário Municipal de Saúde e Secretário Municipal de Educação da cidade de São Mateus nos anos 2013 a 2016. Atua como Fisioterapeuta do Hospital Meridional de São Mateus e integra a Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Espírito Santo - Crefito 15 e Coffito.
Diretrizes Curriculares para o Ensino da Educação Física no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio
Apresentação da Tese Doutorado 2020 Diretrizes Curriculares para o ensino da Educação Física nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (UFES-CEFD-PROTEORIA). Traremos algumas análises dos planos de ensino da Educação Física dos campi do Ifes, do ano de 2018. Discutiremos os cenários de escolarização, bem como os conteúdos presentes nas práticas dos(as) professores(as). Ao final, a partir dos resultados dos capítulos, a Tese propõe 15 Diretrizes curriculares para o ensino da Educação Física nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Ifes, baseando-se na sua natureza institucional e, alinhadas com a BNCC e com Lei 13.415/3017. A produção busca apresentar-se como uma alternativa ao planejamento de ensino da Educação Física, bem como uma contribuição para o seu fortalecimento enquanto componente curricular, oportunizando uma aproximação pedagógica entre os diferentes campi e a integração entre o ensino técnico e o propedêutico Ifes
Dia 2
MESA REDONDA - A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EM CURSOS TÉCNCOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉIDO - 24/11/2020 14:00 - 15:30