A Educação Física no desafio da integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio
A abordagem curricular dos Institutos Federais, nos termos da lei 11.892 de 2008, deve ser planejada com o objetivo de desenvolver um papel fundamentalmente voltado para o trabalho - por meio da formação profissional - e promover a formação integral dos discentes, contribuindo para desenvolver as dimensões humana, reflexiva e crítica, de modo a instigar a capacidade criativa e de tomada de decisão frente às necessidades sociais e às exigências contemporâneas.
A Educação Física, componente curricular do Ensino Médio Integrado, atua como prática pedagógica no trato com a cultura do movimento, a formação humana, a autonomia e a visão abrangente dos discentes, tornando-se uma possibilidade para a integração.
Quando observadas as propostas curriculares, as afirmações evidenciam a presença da integração entre ensino médio e técnico. Entretanto, as ações práticas são permeadas por vários obstáculos que impossibilitam, muitas vezes, tais aproximações.
Traremos nessa fala algumas problematizações e apontamentos de pesquisas realizadas em diferentes Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, entre os anos de 2008 e 2020, que se empenharam em compreender a Educação Física no Ensino Médio Integrado, com foco para a integração da formação discente. Temos como intuito analisar o papel desempenhado, pelas lentes dos autores identificados no estudo.
Dia 2 MESA REDONDA - A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EM CURSOS TÉCNCOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉIDO - 24/11/2020 14:00 - 15:30