Palestrante

LIDIANE PICOLI LIMA

Licenciada em Educação Física, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestra em Educação Física, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Especialista em Educação Física Escolar, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é aluna de doutorado em Educação em Ciências e Saúde, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realiza estágio doutoral, pela Universidade de Coimbra, em Portugal. É professora efetiva do Ifes campus Montanha.

A Educação Física no desafio da integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio

A abordagem curricular dos Institutos Federais, nos termos da lei 11.892 de 2008, deve ser planejada com o objetivo de desenvolver um papel fundamentalmente voltado para o trabalho - por meio da formação profissional - e promover a formação integral dos discentes, contribuindo para desenvolver as dimensões humana, reflexiva e crítica, de modo a instigar a capacidade criativa e de tomada de decisão frente às necessidades sociais e às exigências contemporâneas.

A Educação Física, componente curricular do Ensino Médio Integrado, atua como prática pedagógica no trato com a cultura do movimento, a formação humana, a autonomia e a visão abrangente dos discentes, tornando-se uma possibilidade para a integração.

Quando observadas as propostas curriculares, as afirmações evidenciam a presença da integração entre ensino médio e técnico. Entretanto, as ações práticas são permeadas por vários obstáculos que impossibilitam, muitas vezes, tais aproximações.

Traremos nessa fala algumas problematizações e apontamentos de pesquisas realizadas em diferentes Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, entre os anos de 2008 e 2020, que se empenharam em compreender a Educação Física no Ensino Médio Integrado, com foco para a integração da formação discente. Temos como intuito analisar o papel desempenhado, pelas lentes dos autores identificados no estudo.

Dia 2   MESA REDONDA - A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EM CURSOS TÉCNCOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉIDO - 24/11/2020 14:00 - 15:30