A educação profissional integrada ao EM: bases conceituais para uma formação integral do ser humano
Procuraremos demonstrar que a oferta da educação profissional e tecnológica na forma integrada é muito mais do que uma questão de forma ou de organização curricular. É uma opção que envolve qual tipo de ser humano queremos formar e qual sociedade buscamos construir. Portanto, é uma opção ético-política de formação. Nesse sentido, buscaremos confirmar esse caráter a partir de conceitos fundantes da educação profissional integrada ao ensino médio (educação unitária, politecnia e omnilateralidade) e suas relações com a formação humana integral na superação das desigualdades, na integração curricular e na reconstrução de totalidades através da relação entre as partes, nas práticas integradoras. A partir desses conceitos objetivamos demonstrar que a educação profissional integrada ao ensino médio constitui-se como fio condutor para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade que busca a superação das desigualdades. Assim, para sua concretização, é requerido o rompimento teórico e prático da dualidade histórica entre formação geral e formação técnica, bem como da formação fragmentada do ser humano.
Dia 1 CONFERÊNCIA DE ABERTURA - 23/11/2020 15:00 - 16:00