EDSON MACIEL PEIXOTO

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Linha de Pesquisa História, Sociedade, Culturas e Políticas Educacionais; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Área de Concentração: Gestão Pública da Educação Profissional, na linha de pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas de Visconde do Rio Branco (1989). Atualmente é professor titular da carreira de Educação Básica, Técnica e tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim onde também exerce o cargo de Diretor-Geral no quadriênio 2017-2021. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação profissional e Tecnológica - ProfEpt. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas Educacionais, Gestão Democrática da Educação, Democracia, Financiamento da Educação Básica.

A educação profissional integrada ao EM: bases conceituais para uma formação integral do ser humano

Procuraremos demonstrar que a oferta da educação profissional e tecnológica na forma integrada é muito mais do que uma questão de forma ou de organização curricular. É uma opção que envolve qual tipo de ser humano queremos formar e qual sociedade buscamos construir. Portanto, é uma opção ético-política de formação. Nesse sentido, buscaremos confirmar esse caráter a partir de conceitos fundantes da educação profissional integrada ao ensino médio (educação unitária, politecnia e omnilateralidade) e suas relações com a formação humana integral na superação das desigualdades, na integração curricular e na reconstrução de totalidades através da relação entre as partes, nas práticas integradoras. A partir desses conceitos objetivamos demonstrar que a educação profissional integrada ao ensino médio constitui-se como fio condutor para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade que busca a superação das desigualdades. Assim, para sua concretização, é requerido o rompimento teórico e prático da dualidade histórica entre formação geral e formação técnica, bem como da formação fragmentada do ser humano.

Dia 1   CONFERÊNCIA DE ABERTURA - 23/11/2020 15:00 - 16:00