Palestrante

MURILO EDUARDO DOS SANTOS NAZÁRIO

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física Universidade Federal do Espirito Santo -CEFD/UFES (2018). Mestre em Ciências da Motricidade Humana (Ênfase em Pedagogia da Motricidade Humana) pela Unesp Rio Claro (2013). Graduado em Educação Física Ceuclar Batatais -SP (2007). Atualmente é professor Titular na Universidade de Vila Velha - ES e orientador do Núcleo de Formação Profissional em Educação Física. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). Atua na área de Educação Física nos seguintes temas: Educação Física escolar e estágio supervisionado, pensamento pedagógico da Educação Física, conteúdos da Educação Física escolar e infância e adolescência. Entre 2008 e 2010 foi professor de Educação Física na educação infantil, fundamental séries inciais, fundamental séries finais e ensino médio, no Município de Santa Bárbara-MG e na Rede Estadual de Minas Gerais.

(Im) permanências da/na Educação Física escolar no contexto do Ensino Médio

Em 22 de setembro de 2016, o ensino médio assume uma vez mais o protagonismo dos debates em torno da educação básica, precisamente com a Medida Provisória nº 746/2016, cuja finalidade se assenta na reforma curricular dessa etapa de ensino  a partir da reorganização por itinerários de formação, a saber: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e formação profissional. Com isso, foi proposta a alteração do número de componentes curriculares obrigatórios ao longo dos três anos, uma vez que, na metade do segundo ano, o aluno deverá optar por um itinerário específico. Do mesmo modo, a composição curricular das redes pública e privada estaria condicionada à reestruturação que tem sido realizada de acordo com a elaboração da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Aspectos que desdobram-se para a reatualização das discussões e reflexões sobre o lugar da Educação Física bem como suas finalidades nessa etapa de ensino. Sendo assim, para descortinar os saberes/fazeres produzidos, possíveis e ausentes em Educação Física no ensino médio, é preciso compreender o modo como o cotidiano desse componente curricular vai sendo tecido entre práticas cientificas, prescrições curriculares, sintaxes espaciais e usos e consumos próprios no contexto de mudanças no projeto de escolarização brasileiro.

Dia 2   MESA REDONDA - A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EM CURSOS TÉCNCOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉIDO - 24/11/2020 14:00 - 15:30