PRINCIPAL

VI JEPE (Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão)
Ifes - campus Guarapari de 18/11/2020 a 19/11/2020

A VI JEPE (Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão) do Ifes – campus Guarapari é um evento anual de apresentação dos trabalhos científicos/acadêmicos, desenvolvidos pelos discentes, para a comunidade externa, fomentando, dessa forma, o compartilhamento de experiências e conhecimentos. 

Assim, essa proposta incentiva a confecção de projetos inovadores e sustentáveis, sustentados na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, em que tanto a elaboração quanto a confecção dos trabalhos é realizado por alunos dos cursos ofertados pelo Ifes/Guarapari ou na rede pública de ensino, o que per permitirá o exercício do protagonismo estudantil. 

Para isso, o evento inclui a realização da 8ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e os circuitos de visitas técnicas do Ifes Portas Abertas. Em ambas as ações, os discentes integram a comissão organizadora e demonstram total protagonismo na preparação e na execução do evento, como expositores, designers e monitores. Para a VI JEPE, devido a excepcionalidade que vivemos, o evento será dividido em três etapas: Pré-JEPE, JEPE e Pós-JEPE. 

Na Pré-JEPE (dias 22 e 23 de outubro), os alunos poderão assistir remotamente aos vídeos elaborados pelos alunos de iniciação científica, explicando os seus planos de trabalho que tiveram início em agosto de 2020. Além disso, poderão assistir ao curso "Comunicação Assertiva" ofertado pela Tática Jr. Consultoria, Empresa Júnior do Curso de Administração do IFES campus Guarapari.

Já na JEPE, que ocorrerá entre os dias 18 e 19 de novembro, os estudantes contarão com a apresentação online dos trabalhos científicos desenvolvidos em todos os curso do campus, além de seminários e apresentação cultural. 

A Pós-JEPE, sem data definida, será realizada quando do retorno das aula presenciais, onde serão realizados os circuitos de visitas técnicas do Ifes Portas Abertas, além de palestras presenciais com pesquisadores de renome nacional, cujos custos serão financiados com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Por fim, esperamos divulgar o Ifes/Guarapari como uma referência local onde a comunidade em geral possa usar seus serviços e a tecnologia produzida por esta instituição.