Principal

[ENCONTRO] IV ENCONTRO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO de 08/06/2021 a 10/06/2021

O IV Encontro de Educadores Ambientais do Ifes será realizado nos dias 08, 09 e 10 de junho de 2021, no campus Itapina, em Colatina/ES. O IV Encontro faz parte das ações do Programa em Rede denominado “Rede de Educadores Ambientais do Ifes” (REA-Ifes)[1], cuja proposta se baseia na troca de experiências entre os educadores ambientais da instituição e suas inter-relações com outras instituições que também atuam na educação ambiental em níveis locais, regionais e outras instâncias.
O evento proposto contribui de forma significativa para este propósito, pois agrega professores, estudantes, extensionistas, profissionais da área e pessoas de diversas instituições e universos de atuação, cujo interesse seja a educação ambiental, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Oportuniza a troca de conhecimentos e experiências e contribui para a sistematização da Educação Ambiental escolar e não escolar.
A REA-Ifes tem como objetivo a integração, além da troca de experiências entre diversos sujeitos da instituição e se propõe a articular e sistematizar ações de Educação Ambiental dos diversos campi. Assim, ela apoia ações voltadas para a sustentabilidade local e regional, para a conservação e preservação do ambiente e da qualidade de vida das comunidades atendidas pelo Ifes.
Logo, a organização dos Encontros de Educadores Ambientais parte do conjunto de ações da REA-Ifes. Nesse sentido, a fim de situar, historicamente, a dinâmica dos eventos, destaca-se que o I Encontro de Educadores Ambientais do Ifes ocorreu nos dias 10 e 11 de junho de 2016 e o campus Piúma sediou o evento. No ano de 2017, nos dias 08 e 09 de junho, foi realizado o II Encontro de Educadores Ambientais do Ifes, no campus Alegre, com o tema “Educação Ambiental e Sociedade”. Paralelo ao evento foi realizado o XV Encontro de Educadores Ambientais do Caparaó e, por fim, o III Encontro de Educadores Ambientais ocorreu no campus Ibatiba, nos dias 06 e 07 de junho de 2018.
Assim, por se tratar de um evento itinerante, em plenária foi decidido que o campus Itapina sediará o IV Encontro de Educadores Ambientais em 2019. No entanto, no ano de 2019 ocorreram grandes cortes orçamentários que prejudicaram e impediram a organização do Encontro bem como a participação presencial de outros campi no evento.
No ano de 2020, o IV Encontro encontrou outros problemas, no caso agora, a Pandemia pelo Covid-19, precisando ser novamente transferido para 2021. As circunstâncias nos obrigaram a nos adaptar à conjuntura e, nesse sentido, por questões de segurança e respeito pela vida, os organizadores optaram pela realização no formato à distância (online).

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
As experiências dos NEAs na articulação da Educação Ambiental e Agroecologia e no estado do Espírito Santo 09/06/2021 09/06/2021

Mediador: Professor: Marcos Antonio Sattler (Ifes - Campus Alegre)

Componentes:
Professor: Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho (Ifes - Campus Ibatiba)
Professor: Lusinério Prezotti (Ifes - Campus Santa Teresa)
Professora: Amanda de Fátima Martin Catarucci (Ifes - Campus Nova Venécia)

Educação Ambiental e Agroecologia: ciência, movimento e prática 09/06/2021 09/06/2021

Mediadora: Flávia Nascimento Ribeiro (Ifes)

Professoras: Irene Maria Cardoso (UFV) e Helen Pessoa (UFES).

SUSTENTABILIDADE E AGROECOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA 08/06/2021 08/06/2021

Solenidade de abertura do IV Encontro de Educadores Ambientais do Instituto Federal do Espírito Santo - EEAIFES.
Palestra principal com o Professor Marcos Sorrentino da ESALQ/USP.

• Evento Principal
  • Evento Associado