HELEN MOURA PESSOA BRANDÃO

- Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

- Mestrado em Química (2012) e Graduação - Licenciatura e Bacharelado - em Química, pela UFES.

- É professora do Ensino Superior, lotada no Departamento de Química e Física, do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS/UFES) e Pesquisadora no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA) no Centro de Educação da UFES.

- Atuou como Professora do Ensino Médio e Profissionalizante (Química / Química Ambiental) no IFES e Escolas Estaduais; foi Supervisora de Laboratório e Gerente da Qualidade.

- Tem formação e experiência na área de Educação (Docência, Currículo e Processos Culturais); Educação em Química (Metodologias Ativas, Composições Curriculares, Tecnologias e as interconexões no Ensino); e Educação Ambiental e suas relações com o pensamento decolonial, com pesquisas que envolvem: cartografias; redes de conversações; produções narrativas e currículos nômades

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLOGIA: CIÊNCIA, MOVIMENTO E PRÁTICA

Palestra proferida em Mesa Redonda, intitulada “EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLOGIA: CIÊNCIA, MOVIMENTO E PRÁTICA”, do IV ENCONTRO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DO IFES, realizado nesta instituição, na função de PALESTRANTE, no dia 09 de junho de 2021, com carga horária de 04 horas.