Convidados

Silvio Almeida
Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania


Nascido em São Paulo (SP), Silvio Almeida é professor universitário, advogado, jurista e filósofo. É graduado em Direito e Filosofia, mestre em Direito Político e Econômico e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito. É professor visitante da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e pesquisador da Universidade Duke (EUA).


Há mais de 20 anos, atua nas áreas do direito empresarial, do direito econômico e tributário e dos direitos humanos. É autor das obras "Racismo Estrutural" (São Paulo: Pólen Livros, 2019); "Sartre - direito e política: ontologia, liberdade e revolução" (São Paulo: Boitempo, 2016); e "O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência de Classe" (São Paulo: Alfa Ômega, 2006).


Em 2021, foi o relator da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para propor o aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no País. Silvio Almeida também se destacou por sua atuação à frente do Instituto Luiz Gama, organização que visa à defesa jurídica de minorias e à promoção de uma educação antidiscriminatória.


Creomar de Souza
Sócio-fundador da Dharma Political Risk And Strategy


Com mais de 20 anos de experiência em análise de risco político foi observador internacional convidado pela Embaixada dos EUA para acompanhar as eleições presidenciais de 2016. É mestre em Relações Internacionais e historiador, além de membro do Conselho Consultivo da Brazil Foundation. Contribui como professor convidado da Fundação Dom Cabral e é comentarista político regular em grandes veículos de mídia, como CNN, Al Jazeera, The New York Times, The Guardian, Globo e My News. Também é membro da Associação Internacional de Auditeurs Monde de I'IHEDN.

Tatiane Braga
Consultora de Comunicação


Tatiane Braga é consultora de comunicação e atua nas empresas ajudando pessoas a desenvolverem habilidades como relacionar para liderar, trabalhar em equipe e falar em público. Também é professora convidada da Fundação Dom Cabral e professora na pós-graduação MBA em Gestão de Pessoas da Faesa (ES). Graduada em jornalismo (Faesa-ES) e mestre em sociologia política (UVV-ES), possui também formação no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (FDC),  Liderança de Impacto (FDC) e Psicanálise (ELPV). Apresentadora, repórter e editora de TV, atuou por 15 anos na afiliada da Globo no Espírito Santo (TV Gazeta) onde ancorou o maior jornal da emissora, o Bom Dia Espírito Santo. A experiência na TV, nos treinamentos e consultorias em comunicação - que ministra há doze anos - somados aos estudos e pesquisas que vem desenvolvendo é o que Tatiane leva para empresas como Autoglass, Fortlev, ISH, Vale e Avanade.


Carlos Artur de Carvalho Arêas

Professor no Instituto Federal Fluminense


Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1990) e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), na Área de Concentração de Políticas e Gestão Institucional. É professor do Instituto Federal Fluminense, onde exerceu as funções de Diretor-Geral de Campus, Diretor de Desenvolvimento Institucional e Extensão, Diretor de Planejamento Estratégico e Avaliação Institucional, Pró-reitor de Ensino, entre outras. É membro do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação, desde 2019. Atuou na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, entre 2012 e 2016, como Coordenador Geral de Fortalecimento dos Sistemas Públicos de Educação Profissional e Tecnológica e Diretor de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica, onde foram desenvolvidas diversas iniciativas vinculadas ao Pronatec, como a Bolsa Formação, o Brasil Profissionalizado e a Rede e-Tec Brasil.

Alexandre Bahia

Diretor Executivo do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional)


É cientista político e tem experiência organizacional em Gestão e Finanças, Relações Institucionais e participação em missões e projetos internacionais em Educação e Inovação. Atua na área de Assessoria Política e Governamental em Educação, planejando e estruturando estratégias de atuação política nos poderes Executivo e Legislativo.


Desempenha a função de Diretor Executivo do Conif, liderando a gestão e finanças da organização. É assessor político da Presidência. Participa de projetos e missões de cooperação internacional com África e Europa nas áreas de Educação e Inovação.


Fernanda Torres

Diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional)


Pós-graduada em Gestão do Ensino pela Universidade Católica de Brasília com complementação em Legislação da Educação Brasileira. Bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário IESB e especialista em Relações Institucionais e Governamentais pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie. Tem curso de aperfeiçoamento em Processo Legislativo Federal e possui diversos cursos de capacitação na área de educação, liderança e gestão. Certificada pelo Programa IGLU/OUI na área de gestão para dirigentes universitários. Mestranda do ProfEPT/IFB.


André Martini
Administrador no Ifes


Formado em Administração de Empresas e Mestre em Gestão Pública, André é especialista em eficiência e produtividade digital com experiência em gestão de projetos e processos. É reconhecido pelo Ministério da Educação por desenvolver o Mago, sistema premiado no I Concurso de Boas Práticas

que demonstra liderança em inovação de governança. Atua como palestrante em Inteligência Artificial, com foco na otimização de processos administrativos e acadêmicos para audiências diversas.

César Albenes de Mendonça Cruz

Professor na Emescam (Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ES)


É professor titular do Curso de Graduação em Serviço Social e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ES (Emescam).


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), Mestrado em Educação pela mesma universidade (2001), Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010) e Pós-Doutorado em Política Social pela Ufes (2018).


Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas de Saúde, Educação e Trabalho, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Reestruturação Produtiva do Capital, Competências, Formação Profissional, Trabalho e Educação e Qualificação Profissional.