Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania fará palestra na abertura do Conexões Ifes 2024
26/03/2024
O ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, será o palestrante da abertura do Conexões Ifes 2024, que este ano tem o tema Educar, Incluir, Inovar. O evento acontece de 19 a 21 de junho.
Nascido em São Paulo (SP), Silvio Almeida é professor universitário, advogado, jurista e filósofo. É graduado em Direito e Filosofia, mestre em Direito Político e Econômico e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito. É professor visitante da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e pesquisador da Universidade Duke (EUA).
Há mais de 20 anos, atua nas áreas do direito empresarial, do direito econômico e tributário e dos direitos humanos. É autor das obras Racismo Estrutural (São Paulo: Pólen Livros, 2019); Sartre - direito e política: ontologia, liberdade e revolução (São Paulo: Boitempo, 2016); e O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência de Classe (São Paulo: Alfa Ômega, 2006).
Em 2021, foi o relator da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para propor o aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo estrutural e institucional no País. Silvio Almeida também se destacou por sua atuação à frente do Instituto Luiz Gama, organização que visa à defesa jurídica de minorias e à promoção de uma educação antidiscriminatória.
Inscrições na próxima terça (2)
As inscrições para o Conexões começam na próxima terça-feira, dia 2 de abril. São 550 vagas para o evento, e a inscrição terá três etapas:
1ª etapa: de 2 a 8 de abril, para servidores da Reitoria e gestores (servidores com CD ou FG; ou que sejam coordenadores de cursos, responsáveis por setores, presidentes de fóruns ou coordenadores de núcleos; ou que estejam como representantes titulares de docentes e técnicos administrativos no Conselho Superior)
2ª etapa: de 9 a 15 de abril, para presidentes de comissões do Ifes
3ª etapa: de 16 a 22 de abril, para os demais servidores, conforme a disponibilidade de vagas
*Com informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.