Conexões Ifes 2024 já tem data definida
26/03/2024
Neste ano, o tema do evento será "Educar, incluir, inovar".
Com o tema "Educar, incluir, inovar", a 2ª edição do Conexões Ifes será realizada nos dias 19, 20 e 21 de junho. A data definida se encaixa com o calendário acadêmico dos campi do Ifes, de acordo com a comissão organizadora. O local ainda está em fase de definição, diferente do que foi comunicado anteriormente.
O Conexões Ifes tem como objetivo reunir os líderes e gestores do Ifes para tratar de temas transversais e, assim, conectar e integrar os participantes. A programação, que em definição, tem como proposta abordar temas de contexto mundial relacionados ao futuro da educação e assuntos práticos para o dia-a-dia dos servidores.
Entre as temáticas que serão abordadas nas atividades do evento, estão: Diversidade e inclusão; Estratégias para promover acesso, permanência e êxito; Inovando a educação com currículos e itinerários flexíveis; Colaboração com empresas e governo e participação em redes de inovação; Desafios do ESG para o Ifes; Inteligência Artificial para eficiência em atividades administrativas; e Comunicação não-violenta. Na programação deste ano serão mantidas as atividades integrativas e culturais.
"Para esta edição, focamos em ajustes na grade da programação, especialmente o horário de início e fim do evento. Vamos começar mais cedo, de forma que todas as pessoas vão almoçar no local no primeiro dia, e também terminar mais cedo para quem mora mais longe chegar num horário mais confortável em casa", destaca a presidente da comissão organizadora, Érica Signorelli Ferreira.
Inscrições
O prazo de inscrições foi alterado e começará a partir do dia 2 de abril. Nesta edição, as inscrições serão realizadas em três etapas. Na primeira semana, serão as inscrições dos gestores. Podem se inscrever servidores do Ifes que:
- tenham CD ou FG;
- sejam coordenadores de cursos, responsáveis por setores, presidentes de fóruns ou coordenadores de núcleos;
- estejam como representantes titulares de docentes e técnicos administrativos no Conselho Superior.
Na segunda semana, será a vez dos presidentes de comissões do Ifes; e na terceira, as inscrições estarão abertas para os demais servidores, conforme a disponibilidade de vagas.
Ao terminar o período de inscrições do primeiro grupo, as vagas restantes serão disponibilizadas para o segundo e assim por diante. Caso acabem as vagas, o período de inscrições do grupo seguinte servirá de cadastro de reserva para possíveis desistências.
A todos os participantes do evento serão fornecidos transporte, hospedagem e alimentação (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Dessa forma, não haverá concessão de diárias ou passagens. É necessário indicar no formulário de inscrição se há necessidade de transporte de ida, de volta ou ambos.
As acomodações serão duplas, portanto, os servidores podem se organizar para indicar no formulário com quem gostariam de dividir o quarto (a acomodação será feita da melhor forma possível, levando em consideração também as possibilidades orçamentárias e de organização do evento).