ROGÉRIA VIOL FERREIRA TOLEDO

Graduada em Licenciatura em Matemática (2010) e mestre em Educação (2013) pela Universidade Federal de Viçosa e doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020). Durante o doutoramento realizou estágio de pesquisa no Departamento de Psicologia da Rutgers University em Newark - NJ - EUA. É Professora Assistente EBTT do IFMG - Campus Congonhas, no departamento de Matemática.

Do simples termo "fração" à uma construção complexa do conceito "fração: o que está por trás da tar

As frações têm uma fundamental importância no delineamento e construção dos conhecimentos matemáticos, sendo base para muitos outros conteúdos subsequentes. Porém, historicamente essa forma representacional dos Números Racionais tem apresentado diversos obstáculos no processo de ensino e aprendizagem. Pensar em uma aprendizagem desse conteúdo implica na compreensão dos conceitos e subconstrutos envolvidos na definição de frações pelo professor, o que muitas vezes não ocorre. Discutiremos nessa apresentação os distintos significados para as frações e o quanto é importante o seu domínio para execução de tarefas simples como a comparação de frações.

Auditório   Mesa Redonda Internacional de Educação Matemática - 16/03/2023 09:00 - 11:00