MARIA DAS GRACAS FERREIRA LOBINO

Possui larga experiência em docência no Ensino Superior e na Educação Básica, bem como na formulação e no desenvolvimento de projetos em políticas públicas nas áreas da educação socioambiental formal e não formal, gestão escolar participativa e Ensino de Ciências na abordagem CTSA. Atualmente é professora EBTT do Centro de Referência em Formação e Educação EaD (CEFOR)/IFES,onde coordena o projeto de Extensão “Alfabetização Científica no contexto da sustentabilidade socioambiental da cidade de Vitória” fruto de suas pesquisas. É Líder do Grupo de Pesquisa "Coletivo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ambiente e Sociedade", e membro do "Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTSA" e do Grupo de Estudo e Pesquisa "História e Filosofia da Ciência"/ifes e do Laboratório de Gestão da Educação Básica/LAGEBES-Ufes). Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino de Ciências da Natureza, Gestão Escolar e Educação socioambiental. Mestre pelo PPGE/ufes na linha da Formação e práxis docente onde cursou duas Licenciaturas e Especialização pela mesma instituição. Em 2010, defendeu tese de doutorado pela Universidad Autónoma de Asunción/UAA, revalidada em 2014 pela UFAL. É filiada à ABRAPEC, SBPC e ANPAE. Atua na área ambiental do Centro Latino-americano de Intergración e Cooperación.

OFICINA 1 - LABORATÓRIO VIVO - CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Temática: Debates sobre tecnologias sustentáveis e possibilidades de ensino de Ciências para alunos do ensino fundamental.

Sala virtual 8   OFICINA 1 - LABORATÓRIO VIVO - CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - 23/11/2020 18:00 - 19:00