LANÇAMENTO DOS LIVROS: OS PEQUENOS PERGUNTAM & REALIDADE AUMENTADA

06/11/2020

Na Semana de Ciência e Tecnologia será feito o lançamento de livros, sendo coordenada pela profa. Dra. Gloria Maria de Farias Viegas Aquije, Grupo de Estudos de Microscopia do IFES (https://gem-micro.com.br/). Os trabalhos representam uma parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo/ Campus Vila Velha e a Universidade Estadual de Roraima. Em um dos livros (Os Pequenos Perguntam) tem como objetivo principal ouvir as dúvidas das crianças, na faixa etária de 2 a 9 anos, referentes a Pandemia provocada pelo coronavírus, e por meio de suas dúvidas esclarecer o momento que estamos vivendo. As perguntas são colocadas como as crianças verbalizam, mesmo que com alguns erros de concordância, respeitando o vocabulário das crianças, também algumas perguntas se repetem, representando o questionamento comum no universo de crianças que entrevistamos. Já o segundo livro (Realidade Aumentada) faz um resgate da música de Jaceguay Lins (Compositor e Maestro); apresentar a música de Cristino Wapichana (Músico, compositor e escritor) e valoriza a cultura e o saber indígena das regiões norte e sudeste do Brasil. É uma forma divertida de apresen¬tar duas regiões do território brasileiro, tão distintas. Como todas as atividades propostas pelo GEM, o material gerado por este trabalho é dedicado e distribuído, gratuitamente, aos alunos do Ensino Fundamental das Escolas Públicas, em especial do Espírito Santo e de Roraima.